Estudante projeta nova sede do Museu de Nova Hartz

Na Feevale | Mateus Hillebrand é estudante de Arquitetura e Urbanismo

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Feevale, Mateus Henrique Hillebrand desenvolveu em seu trabalho de conclusão de curso o projeto de uma nova sede para o Museu Histórico da cidade onde reside, Nova Hartz. O objetivo foi apresentar um projeto para esse novo espaço, além de valorizar e reconhecer a importância do trabalho de preservação do patrimônio cultural e natural da cidade realizado pelo Museu. O projeto foi iniciado na disciplina de Pesquisa para Trabalho Final de Graduação – TFG, em que Hillebrand realizou a pesquisa teórica sobre o tema a ser desenvolvido, apresentando informações que vão desde características da cidade e escolha do terreno onde o projeto seria implantado, até questões específicas, como características dos espaços e elaboração do pré-dimensionamento e programa de necessidades (ambientes). Para a elaboração do trabalho, foram considerados os espaços e o acevo do Museu atualmente.

A questão da sustentabilidade também foi considerada para a concepção do projeto. “Optou-se por preservar a vegetação existente no lote, adotar processos de captação e reuso de água da chuva e construir em um sistema chamada Steel Frama, que apresenta baixo impacto ambiental, pouco desperdício de material e agilidade e flexibilidade na construção”, explica o egresso. No espaço projetado, foram inclusos ambientes para recepção, com pé direito mais alto, espaços expositivos, espaços educacionais e administrativos e um auditório, com acesso externo e palco com possibilidade de abertura para a praça.

Com o trabalho, Hillebrand participou do concurso Archiprix International 2017, realizado na CEPT University, na Índia. O evento busca premiar os melhores projetos de arquitetura e urbanismo acadêmicos do mundo.

Crédito da foto: Reprodução/Projeto Mateus Hillebrand