Estudante de Nova Hartz ganha primeiro lugar em feira no Paraguai

Nova Hartz – O aluno Daniel Propp Zwetsch e a professora orientadora, Silvana Petry Dakan, da escola Maria Almerinda Paz de Oliveira, representaram Nova Hartz de 25 a 28 de junho na 5ª edição da Feira Internacional de Tecnologia y Ciências (Teccien Schoenstatt), na cidade de Fernando de La Mora, no Paraguai. Daniel conquistou, concorrendo com outros 60 projetos, o primeiro lugar com sua pesquisa “Silagem de Milho”.

A premiação credenciou sua pesquisa para o encontro Latino-americano de Semilleros em Cartagena na Colômbia, que acontece em setembro deste ano. “Tentaremos transferir o credenciamento para 2020”, explicou Daniel, pois será necessária ajuda financeira para a participação e ainda atualizar a pesquisa. A experiência no país vizinho foi, para ele, ótima. “Estou muito feliz. Conhecer novas culturas, um povo que foi muito receptivo”, contou.

A intenção da pesquisa, segundo o estudante, é mostrar que o pequeno produtor precisa ter vez. “A pesquisa é sobre silagem de milho orgânico, com nada de agrotóxico, sem prejudicar o meio ambiente. Buscamos sair do paradigma que altas produções precisam de agrotóxico. Pode ser sem. Queremos incentivar a prefeitura a investir em maquinário e mostrar que o pequeno produtor precisa ter vez. Ele não é incentivado e dessa forma ele seria. É muito importante para termos uma cidade mais rica e com a saúde melhor”, destacou o estudante, que quer colocar o projeto em prática em Nova Hartz.

A viagem ao Paraguai foi custeada pelo município. O prefeito, Flavio Jost, parabenizou o aluno e destacou a importância da valorização e do incentivo de projetos como este.

Texto: Sabrina Strack

Foto: Comunicação/Nova Hartz