Estratégia de Saúde da Família foca na prevenção

Região – Com foco na prevenção, tratamento e reabilitação da saúde é que foi criado o projeto Estratégia Saúde da Família (ESF), do Sistema Único de Saúde (SUS). Um programa inovador que consiste na implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde.
Nos municípios de abrangência do Jornal Repercussão (Araricá, Campo Bom, Nova Hartz e Sapiranga), foram implantadas equipes que realizam atendimento médico mais próximo das comunidades. Em Campo Bom, por exemplo, são 11 grupos de profissionais zelando pelo bem-estar da população. O município de Araricá recentemente ampliou o projeto.
As equipes são compostas, no mínimo, por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e 6 agentes comunitários de saúde. 
Além da prestação de serviços nos postos de saúde, atendimentos são realizados nos domicílios. As equipes conhecem a realidade das famílias, identificando os principais problemas de saúde e situações de risco.
Os resultados são notórios. Em Nova Hartz, desde a implantação do programa, em 2007, o número de internações hospitalares caiu 30%. “Os bons resultados obtidos até aqui, nos mostram que estamos no caminho certo. Iremos aprimorar o programa e expandir a cobertura para todo o município”, comemora o prefeito da cidade, Arlem Tasso.
Campo Bom possui 11 equipes da ESF, nos bairros Operária, Imigrante Norte, Aurora, Rio Branco, Quatro Colônias, Santa Lúcia, Jardim do Sol, 25 de Julho, Porto Blos, Vila Rica, Barrinha, Cohab Sul e parte dos Bairros Bela Vista e Gringos. O programa foi implantado em 2013. Cada equipe atende até 4 mil pessoas.
Atualmente, Nova Hartz conta com 3 equipes do ESF, que atendem nos bairros Campo Vicente, Imigrante e Vila Nova.São atendidos 4 mil habitantes por cada equipe.
Seis equipes compõem o ESF em Sapiranga: uma na São Paulo, duas equipes na João Goulart e três equipes na Morada São Luiz.
Araricá recebe mais uma equipe de Saúde da Família
*No município de Araricá, o projeto está em fase de ampliação. Recentemente, a comunidade passou a contar com mais uma equipe integrante da Estratégia da Saúde Familiar. São sete agentes comunitários, um médico, um enfermeiro e um técnico em enfermagem. 
*Cerca de 3670 pessoas são atendidas pelo programa. A nova equipe deve prestar serviços à 1217 arariquenses. A equipe atende junto ao Posto de Saúde Dom Inácio de Loyola.
*Os atendimentos médicos serão agendados nas sextas-feiras, para consultas de acompanhamento, como Pré Natal, Consultas Puericultura (crianças menores de 1 ano),  para Hipertensos, Diabéticos e atendimentos em geral.