Estratégia da Saúde da Família com dedicação à comunidade

Sapiranga – Aproximar e humanizar o atendimento médico na comunidade mais carente é um plano que tem dado certo em Sapiranga. E isto tem sido possível graças à atenção que a Secretaria de Saúde tem dado ao programa nacional Estratégia da Saúde da Família (ESF), que entre as várias atividades, tem como destaque a visita de profissionais nas residências das famílias.
“O agente da ESF reside no bairro onde atua, justamente para poder conhecer a realidade da localidade e saber quais as necessidades das pessoas que vivem ali”, explica o secretário de Saúde de Sapiranga, Emerson Leite.
Atualmente, Sapiranga possui núcleos do ESF nos postos de saúde dos bairros São Luiz (com três equipes), João Goulart (com duas equipes), São Paulo e Oeste (uma equipe em cada), chegando a ter sete equipes no município, que são compostas por médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes de saúde.
“Em agosto ampliamos a capacitação dos profissionais de saúde de Sapiranga, principalmente dos agentes comunitários de saúde, o que fez com que eles trouxessem melhor atendimento aos usuários das unidades”, explica o coordenador geral da ESF de Sapiranga, Jadiel da Rosa.
Mais de 176 mil atendimentos somente em 2014 contribuem para a melhoria da saúde
Somente entre janeiro e novembro de 2014, o ESF realizou 176.958 atendimentos em Sapiranga. “É como atender duas vezes o município, pois a soma total representa o dobro do número de habitantes de Sapiranga”, explica Emerson. “O fato dos agentes residirem no bairro onde trabalham, faz com que eles se aproximem da comunidade, criando uma relação e podendo observar quais os desejos da comunidade. “Isso estimula a participação do usuário”, salienta o secretário.
Evoluções com o ESF
Emerson explica que com a atuação do ESF, o número de registros de mulheres com gravidez de risco aumentou. “Os problemas já existiam, mas a proximidade dos profissionais, através do ESF, os trouxe à tona, fazendo com que pudéssemos tratá-los”, disse o secretário. A desnutrição infantil também está sendo combatida graças à proximidade do ESF com a comunidade.
O grupo de hipertensos é monitorado através das equipe. “O aperfeiçoamento do programa dentro de cada núcleo é o que possibilita que tenhamos resultados tão satisfatórios”, disse o coordenador Jadiel.
A inserção de psicólogos e nutricionistas nas equipes do ESF é outro ganho que as unidades saem beneficiadas. “O psicólogo faz um perfil do paciente e instrui os agentes, ajudando-os a lidar da melhor maneira no tratamento da saúde dessas pessoas”, finaliza Emerson. No momento, Sapiranga tem um psicólogo e um nutricionista, que atendem todas as unidades.