Estrada que liga Sapiranga a Dois Irmãos está fechada nos dois sentidos

A Prefeitura de Sapiranga manteve a interdição da Estrada Kraemer-Eck, que liga Sapiranga a Dois Irmãos, por motivos de segurança. Além das placas de aviso nos dois sentidos, agora foram colocadas duas barreiras de terra que isolam o trecho nos dois lados e impedem a passagem de veículos, já que muitos motoristas estavam desrespeitando a sinalização e passando pela estrada.

O perigo na estrada é devido à parte da pista que cedeu no quilômetro 5 (sentido Sapiranga-Dois Irmãos – para quem vem de Dois Irmãos a ruptura da estrada está no km 1,1 após o limite das duas cidades). As rachaduras estão se multiplicando, já que o asfalto sofreu com a infiltração do grande volume de água da intensa chuva que escorreu pelas encostas da área nos últimos dias. O tráfego, principalmente de veículos mais pesados, poderia ocasionar mais quedas da pista. Além disso, no trecho onde a estrada cedeu, o tráfego estava estreitado, o que obrigava que veículos que vinham no sentido Sapiranga-Dois Irmãos transitassem na contramão. O risco já era grande de dia, tornando-se ainda mais perigoso à noite.

No início da semana, as placas e elementos de sinalização da interrupção da estrada, que foram instalados nos dois sentidos, foram retirados imprudentemente, colocando em risco a segurança de motoristas (até canos de concreto colocados para a interrupção foram arrastados para abrir passagem). Por isso, foi erguida a barreira com terra. A Guarda de Trânsito, desde terça-feira, quando a estrada foi interditada, já teve que reposicionar a sinalização de interrupção do trecho por várias vezes.

A interdição da estrada foi anunciada após vistoria por parte de equipe da Secretaria de Planejamento de Sapiranga que confirmou o risco da pista ceder ainda mais. A Prefeitura, que decretou situação de emergência e enviou pedido à Defesa Civil do Estado nesta semana, analisa qual a melhor solução para sanar os estragos, e vai buscar junto ao Estado e ao governo federal recursos para os reparos.

 

Fonte: Prefeitura de Sapiranga