Estímulo à criatividade e ao ensino das crianças em Sapiranga

Sapiranga – Uma nova ferramenta pedagógica foi entregue pela Secretaria Municipal de Educação para todas as unidades de educação infantil e para as escolas de ensino fundamental com turmas de Jardins em Sapiranga. A‘mesa de luz’, conhecida também como ‘caixa de luz’, vai auxiliar nos trabalhos envolvendo a criatividade e as funções motoras dos pequenos.

As supervisoras pedagógicas da Secretaria de Educação, Luciane Andreia Hartmann e Simone Friedrich da Silva, reforçam o quanto a novidade vem para contemplar o estímulo nas crianças. “A caixa é um instrumento pedagógico que vem a agregar a nova proposta do município, a de trabalhar com elementos naturais, sendo a criança protagonista do momento da vivência”, disse Luciane.

Olhares atentos e ensino através da própria vivência

A supervisora Simone ressalta que as mesas de luz trazem um novo método de ensino. Os elementos, como areia, erva, pedras e flores (ou quaisquer outros que a escola oferecer), são colocados em cima da mesa e as crianças passam a trabalhar com eles com as próprias mãos e lupas. “Quanto menos interferência do professor, melhor. Conforme o material disponibilizando na caixa, eles mesmo vão montando um contexto, vão fazendo descobertas. E não existe certo ou errado, eles estão livres para conhecer e manusear todos os elementos. É uma experiência incrível, que marca muito para as crianças”, disse a supervisora pedagógica.

“Elas estão sendo crianças de verdade”

A coordenadora pedagógica da Emei São Luiz, localizada no bairro de mesmo nome, Karen Becker, também acredita na nova forma de ensinar as crianças da educação infantil e turmas de Jardins. “O que foi vivido não se esquece. A forma como as aulas eram dadas, com os professores trabalhando mais a questão oral, era mais difícil de gravar. Agora o que elas vivem, experimentam, exploram, elas não esquecem. A gente não diz para as crianças o que devem fazer com os elementos da caixa, elas vão explorando através da sua curiosidade”, disse ela, acrescentando que esse estímulo também é repassado para os pais. “Hoje, com a tecnologia, muitas vezes a criança não vive isso, se não proposto na escola, subir na árvore, balanço; essa é a proposta, vivenciar, mostrar às famílias a importância disso, que elas estão sendo crianças de verdade”, destacou Karen.

Agregar na proposta da escola

A diretora da Emei São Luiz, Elizandra Nascimento, conta que a mesa de luz vem para contribuir ainda mais com a proposta da unidade de ensino, que é justamente oferecer às crianças uma maior vivência com a natureza. “Vem para agregar na proposta da escola, só veio a calhar, usar materiais do dia a dia para que as crianças tenham contato; é um aprendizado mais comunicativo. Estamos muito felizes e vamos utilizar as mesas com todos os pequenos. Os que já conseguiram conhecer, ficaram encantados”, completou a diretora.