Este é o maio mais chuvoso no Vale do Sinos em 35 anos, garante climatologista

Região – Mesmo com o elevado índice de chuva que atingiu o Vale do Sinos nesta semana, a Defesa Civil de Campo Bom revela que a situação ainda está sob controle. Durante medição na régua junto ao bairro Barrinha, na manhã desta sexta-feira (31), Paulo Silveira, da Defesa Civil campo-bonense, registrou o nível do Sinos subindo um centímetro por hora, atingindo 6,26 metros às 8 horas da manhã. Historicamente, é necessário iniciar procedimentos de remoção de famílias quando o rio atinge mais de 7,15 metros.

O climatologista, Nilson Wolff, destacou que a instabilidade do tempo entre maio e junho é característica marcante da estação climática vigente, podendo sofrer alterações significativas em curtos períodos de tempo. O especialista apontou ainda que haverá uma estabilização no quadro climático para toda a região nas próximas horas. O prognóstico é de apenas possíveis chuviscos. Entretanto, as temperaturas caem, e as mínimas chegarão próximas dos 14 graus e máximas chegando a somente 18 graus.

Durante a próxima semana, as mínimas caem ainda mais, e os termômetros devem registrar mínimas de oito graus na segunda-feira (3), e caindo ainda mais na terça-feira (4), podendo chegar a cinco graus.

Wolff observa ainda dois fatos curiosos: em registro, este é o mês de maio mais chuvoso dos últimos 35 anos, acumulando cerca de 245.5 milímetros de chuva, superando o mês de maio de 2017, que apresentou cerca de 244.2 milímetros. Em contraponto, este também é o segundo mês de maio mais quente, apresentando médias próximas de 18.7 graus, superado apenas pelo ano de 1994, onde as temperaturas chegaram a 19° graus.

 

Fotos: Nilson Wolff