Estátua sem cabeça deixa má impressão em Sapiranga

Falta cuidado | Símbolo turístico carece de atenção e necessita conserto

Sapiranga – O Coronel Genuíno Sampaio leva o nome de escolas em Campo Bom e Sapiranga, de um bairro em Campo Bom, e por ser um personagem da história sapiranguense, ganhou até estátua no sopé do Morro Ferrabraz. Porém, o monumento que integra os Caminhos de Jacobina foi parcialmente destruído por vândalos em outubro de 2016, e até o momento, segue aguardando conserto. A estátua do Coronel Genuíno fica ao lado da Associação Gaúcha de Voo Livre (Estrada do Carlão, 725, bairro São Jacó).

Em contato com a Prefeitura, a assessoria de imprensa informou através de e-mail que um artista plástico foi contratado para verificar a possibilidade de restauro e foi concluído que será possível reconstruir e restaurar a cabeça vandalizada do Coronel Genuíno Sampaio. Outro ponto que foi afastado pela Prefeitura é a possibilidade do monumento ser substituído. “A conservação da estátua é vista como uma questão de preservação de um momento da história da cidade, não cabendo a substituição”, diz techo do e-mail enviado ao Jornal Repercussão.

Conserto

– Por enquanto, a Prefeitura tem claro que o conserto da estátua é viável, mas tudo está em fase de tratativas, pois o encaminhamento do restauro somente ocorrerá mediante a liberação de recursos em fase de captação no Ministério do Turismo.

– Questionada ainda sobre o valor que será necessário para consertar a estátua, a Prefeitura informou que a restauração engloba um projeto de revitalização dos espaços da Estátua e da Cruz de Jacobina.

Estátua do Coronel Genuíno integra Caminhos de Jacobina

O roteiro turístico Caminhos de Jacobina narra episódios marcantes da Batalha Mucker, ocorrida em 1874, em Sapiranga. Fazem parte do roteiro ainda o Cemitério do bairro Amaral Ribeiro (na Rua Major Bento Alves), a Cruz de Jacobina (na Estrada do Carlão, a poucos metros da Estátua do Coronel Genuíno Sampaio), a Pedra Branca, que Jacobina usou como refúgio, e o Morro Ferrabraz.

Em alguns locais, placas indicativas ainda resistem ao tempo e à ação de vândalos. Por isso, a Prefeitura fez uma análise de toda a sinalização turística do Município e conclui que é necessário revitalizar as placas indicativas. Desta forma, foi montado um projeto que foi enviado ao Ministério do Turismo e que ainda está em análise, em Brasília. Ao que tudo indica, toda a renovação da sinalização turística e o conserto da estátua do Coronel Genuíno Sampaio não serão qualificadas até o principal evento turístico de Sapiranga, que é a Festa das Rosas.

A Prefeitura argumenta que a Estátua e a Cruz de Jacobina, além de locais de visitação e atração turística, serão valorizados no projeto de revitalização. Desenvolvido pela Secretaria de Planejamento, o projeto prevê calçamento, colocação de bancos e lixeiras, estacionamento, canteiros/floreiras, além do conserto da estátua. São R$ 250 mil em recursos federais, obtidos através de emenda parlamentar junto ao Ministério do Turismo, com contrapartida municipal, que serão liberados via Caixa Federal.