Estadual promove ação para cerca de 2 mil crianças da região

Sapiranga – Um projeto que usa a magia e a ludicidade da fantasia para tratar de assuntos sérios com os pequenos. É isso que fazem as alunas e alunos do Magistério do Instituto Estadual de Educação Sapiranga, todos os anos.

A cada ano que passa, o tema muda, tentando atender a uma necessidade que a sociedade demonstra. Desta vez, Navegando Rumo à Diversidade foi a linha principal seguida pelas turmas do primeiro ao terceiro ano de Magistério da instituição, que desenvolveram teatros para trazer às crianças a importância de respeitar a diferença do outro, seja ela cultural, física ou de raça.

Borboleta de asa quebrada, pessoas que dançam de um jeito estranho, cores diferentes, bichinhos que não são iguais aos outros, todos personagens de histórias que fascinam e mostram para as crianças que não há problema algum em ser diferente e que o respeito deve estar presente indiferente das situações.

Realizado há 8 anos pelo Estadual, o projeto busca aproximar os estudantes daqueles com quem, no futuro, irão trabalhar, as crianças. E as professoras garantem que o evento já foi decisivo para algumas alunas, que tiveram tanto a certeza de que estavam no caminho certo, quanto que perceberam que não era bem o que imaginavam.

O trabalho não é pouco

São cerca de 220 estudantes envolvidos na criação e produção dos teatros. Iluminação especial, máquina de fumaça, cenários lindos e fantasias que alegram a criançada, dão trabalho e levam tempo para ficarem prontos. Segundo as professoras, o projeto começa a ser pensado já pelo mês de março, sendo que as duas semanas que antecedem o evento são direcionadas unicamente para a finalização das produções.

Neste ano, foram recebidas 2 mil crianças, com idades entre quatro e dez anos, de 12 escolas, das cidades de Campo Bom, Parobé, Araricá, Dois Irmãos, Nova Hartz e Sapiranga.

Além das apresentações, cada uma das turmas constrói uma lembrancinha que é entregue para cada uma das escolas, para que essas possam trabalhar com seus alunos os temas abordados no projeto.

Ação envolve alunos, pais e escola

Além de tudo, os pequenos ainda recebem um lanche.Para cobrir esse custo, é cobrado o valor de R$10,00 por aluno para a participação no projeto. Escolas interessadas podem entrar em contato com a direção do Instituto Estadual.

É possível também que pais levem os filhos para participarem do projeto. E para saber como fazer parte da iniciativa basta entrar em contato com a escola pelo telefone (51) 35991204.