Estado e Campo Bom desejam contar com ginásio da escola Quatro Colônias

O ginásio de esportes da escola Quatro Colônias está hoje nos planos do Governo do Estado e também da Prefeitura. De um lado, a Secretaria Estadual de Educação, de responsabilidade do ex-prefeito de Campo Bom, Faisal Karam, deseja contar com o ginásio da entidade de ensino através do desmembramento para desenvolvimento de uma iniciativa na área da agricultura. Enquanto do outro lado, o atual prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, aceita assumir a unidade de ensino que seria municipalizada, ainda com desejo de contar também com o ginásio. Em meio a uma troca de ofícios, ainda não há uma previsão de início de atividades em nenhuma das dependências.
A Secretaria Estadual da Educação, por meio de nota, afirmou que está aguardando o levantamento do desmembramento da área por parte da Prefeitura de Campo Bom, onde o ginásio de esportes ficará para fomento a agricultura ligado à Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro) em projeto a ser desenvolvido.
O restante da área fica disponível para a Prefeitura com termo de cessão de uso, que deverá ser assinado pelo gabinete do secretário de educação do Estado. O prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, ressalta que gostaria de contar também com o ginásio de esportes, considerando ser importante para as crianças desenvolveram práticas esportivas e também para a comunidade que não conta com um ginásio à disposição naquela região.

Pedido de reavaliação

O prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, explica que assinou o documento que aceita a disposição da escola e que prevê ainda o desmembramento. Entretanto, o gestor manifestou também por meio de ofício o interesse em contar com o ginásio com um pedido de reavaliação. “Hoje o ginásio está em estado precário com problemas no telhado, mas estamos dispostos a fazer o conserto. No documento colocamos a definição para prática esportiva e para isso que ele foi criado. O Município até cedeu a área para essa finalidade”, destacou Orsi.

O prefeito, entretanto, reforça que mesmo que o Estado não volte atrás, aceita igual o convênio proposto. “Se for uma condição que o Estado não volte atrás, a gente aceita igual, só que vamos fazer com menos condições do que gostaria. Temos essa ideia de fazer a escola infantil ali”, disse. A escola estadual Quatro Colônias está fechada desde dezembro de 2013.

Aberto ao convênio
A fim de esclarecer o assunto junto à comunidade, Faisal reforçou nas redes sociais que a Secretaria Estadual jamais negou o convênio. “O Estado é aberto a todo tipo de convênio que venha trazer benefícios aos nossos municípios. Jamais traria prejuízo a minha cidade e as escolas pelas quais sou gestor. Em momento algum o Estado se furtou de fazer convênio”, disse Faisal. O secretário estadual da educação, Faisal Karam, disse que o Estado em nenhum momento negou o espaço da escola para a Prefeitura. “Existe uma tramitação, tem o procedimento na coordenadoria regional e depois na Secretaria. Pegamos a parte do ginásio, que ficou fora da cedência, e faremos um programa na área da agricultura”, explicou.