Estado busca nas universidades parceria para ter medicamentos

Região – Recentemente o Governo do Estado firmou convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para dar suporte ao Laboratório Farmacêutico do Estado (Lafergs). A intenção da Secretaria Estadual da Saúde é utilizar a reconhecida mão de obra qualificada e a excelência da UFRGS na área farmacêutica para facilitar o acesso e a produção de protetor solar, medicamentos e kits de diagnóstico de doenças, itens que, em breve, serão disponibilizados para os trabalhadores rurais e pescadores do Estado (principalmente da grande Porto Alegre) que sofrem com a ação do sol.
Questionado sobre um convênio com universidades que possuem farmácia-escola (caso da Feevale), o diretor do Lafergs, Paulo Mayorga, disse ver com bons olhos.
Atualmente, a Farmácia Escola da Feevale fornece medicamentos manipulados para os residentes do Lar São Vicente de Paula, de Novo Hamburgo. Entre os medicamentos fornecidos pela Universidade ao Lar estão as cápsulas de cálcio, fundamentais para o fortalecimento ósseo do ser humano.
Outros itens como shampoos, hidratantes e protetor solar são fornecidos gratuitamente para funcionários e usuários de outras clínicas da instituição.
Em contato com a coordenadora do curso de Farmácia da Feevale, Magda Susana Perassolo, ela explicou que obras de melhorias na infraestrutura da Farmácia Escola estão previstas. “A intenção é melhorar  as atividades acadêmicas que lá são desenvolvidas. Isto trará benefícios, de forma indireta, também aos usuários/pacientes que nela são atendidos”, contextualiza a professora.
A Farmácia Escola da Feevale atende 160 pessoas ao mês.