Estação favorece a contração de doenças alérgicas na população

 Região – A chegada da Primavera, deixa a população em alerta aos casos de alergias. Segundo a Secretaria de Saúde de Sapiranga, Polens, partículas de pó, esporos de fungos, alimentos, látex, veneno de insetos e medicamentos são substâncias que causam reações alérgicas. 
A alergia ocorre quando o organismo apresenta uma resposta imunológica (neste caso de defesa) diferente da resposta protetora esperada, gerada por uma reação específica do sistema de defesa do organismo contra as substâncias normalmente inofensivas. O atendimento na rede pública de saúde na região não possui um aparato específico para atender a população. Em casos específicos como em Sapiranga  o paciente é encaminhado para Porto Alegre.
*A distribuição de remédios em Sapiranga é feita através da rede pública de saúde mediante apresentação da receita médica. 
*No total, a Secretaria da Saúde disponibiliza nove remédios específicos para o tratamento de alergias respiratórias. 
*Em Nova Hartz são fornecidos três tipos de remédios, que são utilizados com maior frequência pela rede pública: Poloramine, Lorotadina e Prednisona. 
*Em Campo Bom são disponibilizados tratamentos com medicamentos inalatórios, via oral ou injetável, além do grupo terapêutico realizado no CMI. 
*A rede pública de saúde  campo-bonense não fornece exames para diagnosticar problemas respiratórios decorrentes de alergia. 
*O município de Araricá não respondeu a reportagem do Jornal Repercussão até o fechamento desta edição.
*Em Campo Bom através do Grupo de Asma para os pais de crianças asmáticas, no Centro Materno Infantil (CMI). O grupo se reúne nas quintas-feiras, às 10h30, e o agendamento ocorre mediante encaminhamento por profissionais da rede básica de saúde. No grupo, são atendidas em média 32 famílias no mês. O município disponibiliza um pneumologista pediátrico e um adulto para tratar de alergias respiratórias na unidade pública de saúde. Como o registro não é detalhado por motivo da consulta, não há um registro de atendimentos.
* Em Nova Hartz não há um levantamento de atendimentos  relacionados à problemas respiratórios ocasionados por alergias através da  unidade pública de saúde.  O município, porém,  fornece gratuitamente o exame de anamnese e o exame físico para identificar possíveis doenças respiratórias causadas pela alergia. Em Nova Hartz os adolescentes procuram com maior frequência as unidades para tratamento.  A unidade da cidade não disponibiliza um especialista que atenda os usuários na rede básica de atendimento. 
*Em Sapiranga atualmente, estima-se que 25% ou mais das crianças possuem algum tipo de alergia. Já nos adultos, o percentual gira em torno de 4% e nos idosos um total 8%, que consultam na rede pública. Os dados fornecidos pela Secretaria Municipal da Saúde não contabilizam os atendimentos prestados na rede de convênios ou particular.  Sapiranga disponibiliza Clínicos Gerais e Pediatras para o tratamento de alergias. Em casos específicos o paciente é encaminhado para Porto Alegre para realizar exames.