Estação de Tratamento de Esgoto Travessão Ferrabraz ficará pronta até o fim de 2019 em Sapiranga

Sapiranga – A segunda estação de tratamento de esgoto (ETE) do município está na sua reta final. Em fase de construção nas esquinas da Av. Travessão Ferrabraz com a recém construída Av. Teotônio Vilela, entre os bairros Ferrabraz e São Jacó, a ETE terá capacidade de tratar 10 litros por segundo de esgoto, ou seja, cerca de 490 mil litros por dia de operação.

As obras foram iniciadas ainda em junho de 2018, sofreram intercorrências devido a problemas no seu projeto e foram retomadas com força, atingido em setembro de 2019, 70% de conclusão. Esta iniciativa é de extrema importância para reduzir a quantidade de esgoto in natura levado pelos arroios de Sapiranga até o Rio dos Sinos. Para elevar os percentuais de tratamento de esgoto, a Prefeitura conquistou via o antigo Ministério das Cidades (hoje Desenvolvimento Regional), R$ 1.455.391,00 para implantar a ETE 10 litros por segundo. A responsabilidade pela execução da obra é da Construtora Gomes e Gomes Ltda, de Palmitos, Santa Catarina, e beneficiará cerca de 3.278 moradores que residem nos loteamentos São Vicente e Adão Koetz.

Investimentos em saneamento promovidos

Para levar o esgoto gerado pelas residências dos bairros Ferrabraz e São Jacó até a ETE Travessão Ferrabraz construídas redes coletoras de esgotonas principais ruas da região. Atualmente, 98% das obras estão concluídas.

A construção desta ETE não é a primeira acompanhada pela administração. Nos últimos anos, a Prefeitura acompanhou a recuperação total da ETE Passo da Cruz, no bairro Fazenda Leão.

Sapiranga tem Estação de Bombeamento concluída

Sapiranga possui diferentes obras de saneamento executadas pelo município. Ainda em 2018, a Corsan e a Prefeitura acompanharam a execução da Estação de Bombeamento de Esgoto (EBE), na Rua Nova República, bairro Sete de Setembro e que está 100% concluída. A construção da EBE integra um amplo projeto de R$ 16,7 milhões da Corsan na implantação de mais de 28 quilômetros de redes de esgoto que coletará e tratará os dejetos dos moradores dos bairros Sete de Setembro, São Jacó e Amaral Ribeiro. Além da colocação dos canos, foi executada a elevatória de esgoto SA05. Ela bombeará todo o esgoto da bacia até a elevatória EE01, construída pela Prefeitura, para depois ir para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Fazenda Leão, e que já foi entregue pela Prefeitura à Corsan, em dezembro de 2018. Quando estiverem concluídas, 1/3 das casas da zona urbana de Sapiranga terão esgoto tratado. A ETE Passo da Cruz tem capacidade para receber 50 litros por segundo, sendo ela um módulo de um total de três que atenderão futuramente toda a cidade.

O projeto da ETE surgiu no ano de 2004, na gestão do então prefeito e ex-deputado federal Renato Molling, quando foi assinado o convênio entre o Município de Sapiranga e a Funasa.

As obras iniciaram em 2008, após a aprovação por parte da Funasa e da Corsan, e seguiram ininterruptas até 2010. Neste mesmo ano, porém, a obra foi interrompida.

A obra foi retomada em 2013, após diversos contatos e reuniões realizadas. A prefeitura acertou as prestações de contas e assumiu, junto com a Corsan, a reforma da ETE, com recursos do Fundo de Gestão Compartilhada.

A ETE Passo da Cruz foi totalmente recuperada e concluída, assim como a estação elevatória da São Luiz.