Estação de Tratamento de Esgoto Travessão Ferrabraz está 95% concluída

Obra no bairro São Jacó está praticamente concluída Foto: Melissa Costa

Sapiranga – A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Travessão Ferrabraz, no bairro São Jacó, em Sapiranga, está em fase final de conclusão. Segundo o secretário de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade, Carlos Maurício Regla, a ETE está com 95% das suas obras concluídas.

A estação, localizada na esquina dos Travessões do Ferrabraz com Teutônio Vilela, irá atender cerca de 3,4 mil pessoas na região da parte norte da cidade. Estão inclusos neste grupo, os moradores do loteamento São Vicente e os residentes da rua São Jacó e proximidades.

 

O secretário Regla explica que o objetivo da prefeitura é entregar esta obra, que teve início no dia 15 de junho de 2018 e tinha previsão de entrega para 11 de fevereiro do ano passado, o quanto antes. “Estamos realizando acabamentos na obra, agora é questão de tempo. Para entrar em operação, vai depender que a Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento), depois que receber, exija que as pessoas façam as ligações prediais dos seus esgotos com a rede que já existe lá”, ressalta. “Acreditamos que ano que vem as pessoas já possam estar ligando seus esgotos para começar a tratar”, afirma.

O que falta para concluir a obra

O secretário Regla explica que falta apenas detalhes para que a prefeitura possa entregar a obra. “Falta somente uma questão do saneamento integrado, que precisamos fazer uma ligação dessa canalização que vai chegar até a ETE, isso é, temos que passar um cano por baixo do Travessão Ferrabraz. Para não arrancarmos o asfalto do Travessão e não prejudicar as famílias que estão ali, nós vamos fazer um procedimento não-destrutivo, que é uma técnica na qual uma broca perfura o solo por baixo do asfalto, por onde vai passar o cano. Esse serviço falta fazer, mas já está acertado com a empresa que está executando a obra. O tempo que a Corsan vai estar lá trabalhando para fazer a legislação e exigir a ligação das pessoas, faremos este serviço”, destaca Regla.

Operação depende da Corsan

Segundo o secretário de planejamento, o início da operação depende mais da Corsan do que da prefeitura de Sapiranga. “Queremos entregar para a Corsan o quanto antes. Tivemos que fazer um ajuste numa peça também, nesta fase final. Mas precisamos que eles se agilizem, até porque a ETE Passo da Cruz já foi entregue e a Corsan ainda não está operando. Ainda faltam algumas pessoas fazer as suas ligações, mas já tem LO (licença de operação). A Corsan também está executando obras lá, eles viram algumas questões que precisam resolver e, como já foi entregue, estão mexendo e fazendo ajustes em questões de bloqueio de ruídos, por exemplo. Na ETE Ferrabraz não deve ter esse problema, pois eles estão acompanhando desde o início. A Corsan fez o projeto e eles acompanham, a cada medição que pagamos para a empresa, a Corsan dá um aval. Então, estamos trabalhando em conjunto”, destaca o secretário Carlos Regla.