Especial Nova Hartz 33 anos: Rua Dois de Dezembro Uma importante ligação da RS-239 e a área central

Operários trabalham na construção das caixas de passagem e bocas de lobo ao longo da Rua Dois de Dezembro, que deverá estar concluída no primeiro trimestre do ano que se inicia em breve | Foto: Deivis Luz

Nova Hartz – No primeiro trimestre de 2021, uma das maiores obras de infraestrutura do município deve estar concluída: a pavimentação da Rua Dois de Dezembro.

 

A ligação asfáltica se tornou possível através da captação de recursos junto ao governo federal via Programa Avançar Cidades, durante o governo do ex-presidente da República, Michel Temer. O recurso ainda permitirá o asfaltamento das ruas Henrique Hoffmann e trecho da Guilherme Albino Müller. Para a Rua Dois de Dezembro serão investidos R$ 11.410.007,59 o que proporcionará uma completa transformação da realidade, que era de uma rua extremamente irregular e que exigia atenção dos motoristas. Sem contar que deixava o município com apenas uma ligação asfáltica através de Campo Vicente e a RS-464.

 

Agora, os caminhões e carretas carregados com sapatos de duas das principais calçadistas do município – Ramarim e Via Marte -, terão uma nova opção de acesso e saída em suas rotas de logística e de escoamento da produção local.

 

Para entrar na história

O secretário de Planejamento Urbano e Captação de Nova Hartz, William Rodrigues da Silva, pontua sobre a evolução da obra. “Registramos 46,32% dos serviços gerais concluídos, sendo que os serviços de terraplanagem e drenagem estão praticamente finalizados no total dos 2,77 KM de extensão”, pondera o secretário.

A obra da Rua Dois de Dezembro possui vários capítulos. A ordem de início ocorreu em dezembro de 2019: “Essa é uma obra aguardada há mais de 30 anos, e finalmente, se encaminha para a parte final”, comemora William.

Com uma visão de futuro, a Prefeitura de Nova Hartz conseguiu asfaltar, ainda em 2018, a primeira etapa da Dois de Dezembro – da Brigada Militar até o a ponte do Arroio da Bica, no bairro Liberdade -, e no mesmo ano, recebeu a aprovação da Câmara de Vereadores para asfaltar o segundo e mais longo trecho, que vai justamente, até a ponte junto ao Arroio Ferrabraz, já em solo arariquense.