Especial Dia das Mães: O dia a dia de Janice e Gênifer – Mães, vereadoras e presidentes

Ser Mãe é uma experiência que toda mulher que conquista esse privilégio considera a mais nobre que possa exercer ao longo da vida. Respeito, responsabilidade, zelo e educação são algumas das atribuições das mães que oportunizam e qualificam as mulheres a buscarem novas perspectivas para seus filhos, para elas, suas famílias e a comunidade. E é dessa forma que a região se destaca com a atuação parlamentar das vereadoras em diferentes cidades, que têm, inclusive, a oportunidade de presidir Casas Legislativas.

Em Araricá, Janice Machado é a vereadora que comanda as ações do Legislativo em 2022 e divide seu tempo com a rotina de mãe de três filhos (um já falecido). “É sem dúvida, um grande desafio. Ser mãe e ser vereadora são atividades de tempo integral e exigem muita dedicação. Porém, me sinto extremamente apoiada e motivada por meus filhos, o que é muito importante para mim como mãe”, resume. “Atuar no Legislativo é por si, um grande desafio, devemos compreender as necessidades da população e lutar por elas. Porém, estar à frente do Poder Legislativo, traz consigo ainda mais responsabilidades e compromisso para com a população”, completa Janice.

Em Campo Bom, pela primeira vez na história, uma mulher preside o legislativo: a professora Gênifer Engers. Mãe de dois filhos, ela detalha a rotina de zelo com os filhos e as atribuições legislativas. ” Um dos maiores desafios sem dúvida é conciliar todas as atribuições de mãe, esposa, professora, vereadora e presidente. Mas a maternidade sempre foi o meu sonho e abri mão de muitos outros sonhos profissionais para ser mãe, por alguns anos de minha vida. Quando ingressei no meio político, sabia que a dedicação seria intensa e que muitas vezes teria que abrir mão de questões particulares pensando no coletivo”, destaca Gênifer que celebra a oportunidade de ser a primeira vereadora presidente. “É uma conquista de toda comunidade, pois isso significa que cada vez mais, homens e mulheres, independente das bandeiras partidárias, estão se unindo em prol da nossa cidade. Tenho consciência das responsabilidades deste cargo e de forma ética, democrática e transparente seguimos dando segmento aos trabalhos desenvolvidos”, detalha.

“Ser mulher e mãe nos permite um olhar mais sensível perante os problemas da nossa comunidade”, reitera Janice sobre as responsabilidades do cargo junto a comunidade. “Tenho a certeza que não serei a última a presidir, pois agora esse caminho está aberto para que muitas outras mulheres também possam, no futuro, ocupar cargos políticos de destaque aqui e em outras esferas”, finaliza Gênifer sobre o caráter histórico de sua eleição como presidente e a força feminina na política.