Especial de Dia das Mães: A luta de uma mãe que está em busca de auxílio para o tratamento do filho de dois meses

A dona de casa Deise Zaboski, 28 anos, mãe de outros três filhos (uma menina de 10 anos e dois meninos, um de seis e outro de cinco anos) enfrenta uma situação delicada.

 

No mês de março, quando estava com 33 semanas, a bolsa gestacional estourou. Por uma decisão clínica, ela foi orientada a aguardar até a 34ª semana para a realização de uma cesárea. Após ficar internada por cinco dias com o seu filho recém-nascido, Emanuel Zaboski, hoje com dois meses, começaram a aparecer alguns problemas de dificuldade de deglutição da criança. “Um dos graves problemas que tem são os constantes episódios de engasgue que ele vem apresentando”, relata a mãe, que disse estar angustiada com a situação.

Após muitas idas e vindas em médicos, nesta semana, o diagnóstico apontou que a criança sofre de disfagia de origem neurológica. Para buscar um tratamento, agora, Deise e o marido Ari Evandro da Rosa Moraes, precisam aguardar a abertura de uma agenda na Central de Marcações do Governo do Estado para a posterior realização de um exame de videodeglutograma. Através da Prefeitura de Sapiranga a família receberá o leite especial e fraldas para o recém-nascido. “Tivemos vários sustos nesse período. Levamos o Emanuel às pressas para a UPA algumas vezes. Para tentar encontrar uma diagnóstico exato, recebemos ajuda de pessoas que nos auxiliaram para pagar exames em Novo Hamburgo. Mas, no momento, só o meu marido está trabalhando. Precisamos de ajuda para custear exames (que precisarão ser feitos na rede particular, devido ao tempo que o Estado demora), passagens e remédios que ele precisa. Somos humildes e precisamos muito do auxílio de todos nesse itens”, cita a sapiranguense, que reside na Rua Reinaldo Klein, 104, bairro Centenário. O telefone de contato da família é (51) 998-106-954