Espaços públicos nos municípios começam a ganhar lâmpadas LED

Conta gotas | Prefeituras iniciam implantação e estudos para alterações

Região – Para acompanhar uma tendência mundial na redução do uso de lâmpadas incandescentes – que consomem mais energia -, as prefeituras dão os primeiros passos para a modificação do método que os espaços públicos são iluminados. Nesta linha, projetos que contemplam a utilização de lâmpadas LED começam a ganhar destaque. A novidade, aqui na região, fica mais perceptível durante a noite, momento em que o novíssimo e moderno sistema de iluminação pública da recém duplicada Avenida João Pedro Dias, em Campo Bom, mostra suas cores. Ainda em fase final de implantação devido a testes, apenas parte da avenida está iluminada. Porém, nas próximas semanas, todo o trajeto – de quase dois quilômetros – estará iluminado com lâmpadas do tipo LED. “A Avenida João Pedro Dias é um dos exemplos de projeto que considera as novas tecnologias de iluminação”, destaca Nírio Breunig, da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Trânsito.

Projeto em Araricá

Conforme o vice-prefeito de Araricá, Edemar da Cunha, todo o sistema de iluminação pública na cidade utiliza lâmpadas de vapor de sódio. “Mantivemos contato com uma empresa que apresentou um projeto para modificar todo o sistema de iluminação pública de Araricá para lâmpadas de LED. Fizemos um levantamento da quantidade de lâmpadas existentes no perímetro urbano e rural, mas ainda estamos estudando a viabilidade do projeto”, explica o vice-prefeito. Edemar reconhece que as lâmpadas LED possuem uma eficiência muito grande, quando comparadas com as de vapor de sódio.

Realidade em Nova Hartz

A Prefeitura de Nova Hartz explica que na cidade são utlizadas as lâmpadas de LED QW, utilizadas na sinaleira, e nas escolas as lâmpadas de 70, 100 e 150 watts do tipo vapor sódio, e 250 e 400 wats de vapor metálico.

Atualmente, 70% do sistema de iluminação no município é composto de lâmpadas de vapor sódio e 30% vapor metálico. A Prefeitura revela que não possui um sistema do tipo LED de alta eficiência na iluminação pública de ruas e praças, porém os materiais utilizados são de qualidade e próprios para o uso, gerando economia. A Prefeitura destaca ainda projetos e ações de formas corretas de utilização da energia elétrica, em parceria com a RGE.

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664