Esforço garante profissionais nas UBSs e ESFs de Sapiranga

Gestão | Secretaria da Saúde projeta novo serviço em Abril

Sapiranga – De tempos em tempos, vereadores de oposição alertam sobre a falta de médicos e especialistas na rede de atenção básica. “Faltam pediatras e clínicos no posto do bairro São Luiz”, alertou no início de março, o vereador Gilberto Ferreira (PT). O secretário de Saúde, Emerson Leite, defende a Administração e sustenta que o corpo técnico de profissionais está dentro das necessidades. “É claro que temos alguns pontos de estrangulamento. Poderíamos ter mais pediatras, eu gostaria de contar com mais pediatras na rede. Mas, essa é uma questão de mercado e de formação. O país não forma a quantidade suficiente de profissionais. Outro ponto de estrangulamento é a área de cardiologia”, avalia o secretário de Saúde.

Para o secretário é importante esclarecer que as Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) nos bairros possuem cada uma um médico. “Ele é o responsável pelo acompanhamento da saúde de toda a família nas áreas de geriatria, pediatria, obstetrícia e clínica. Nas UBSs, os moradores possuem a oferta de clínicos, ginecologistas e psiquiatras. Para isso, é necessário agendamento, em razão da alta demanda por esses profissionais”, esclarece Emerson.

UPA completa um mês de funcionamento

De acordo com o secretário de Saúde Emerson Leite, “a UPA é um ‘equipamento’ novo dentro da Secretaria de Saúde, com a missão de acolher e ser resolutivo junto às urgências e emergências. Me deixa feliz vendo que a UPA está tendo êxito na sua proposta. Os usuários que encontram acolhimento da unidade elogiam a estrutura, o atendimento, o comprometimento dos profissionais, o conforto das instalações, o espaço físico de forma geral e a agilidade dos processos pós triagem do paciente”, comenta.

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664