ESF do Campo Vicente realiza mais de 500 atendimentos por mês em Nova Hartz

Unidade recebeu importante reforma para melhor atender os pacientes (Foto: Júnior Ribeiro)

Nova Hartz – Foram concluídas as obras de intervenções da unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF), do bairro Campo Vicente, em Nova Hartz. A reforma havia iniciado no mês de dezembro do ano passado e contempla importantes mudanças internas e externas.
Conforme informações da Secretaria de Saúde, na parte externa, o passeio público foi requalificado, garantindo rampa de acesso e piso tátil para pessoas com deficiência. Além disso, o antigo portão de acesso foi transformado em um acesso para ambulâncias. Na parte interna, o piso cerâmico foi trocado, e a recepção foi reorganizada. Esta agora conta guichê adequado para receber a população em geral e possui acessibilidade para PCDs.
Além da reforma, a ESF do Campo Vicente também recebeu equipamentos novos para melhorar ainda mais a qualidade do atendimento à comunidade. O valor da obra foi custeado pelo recurso obtido através da Consulta Popular de 2018/2019, que somou o montante de R$ 86.749,29. As intervenções foram finalizadas há cerca de 10 dias e a unidade já está operando normalmente.

Consultório odontológico

O secretário de Saúde e vice-prefeito, Neri Chiatto, está feliz com a conclusão da obra. “A ESF necessitava de reformas tanto para garantir acessibilidade quanto para qualificar o atendimento aos pacientes”, reforça o secretário. Além da reforma, Neri conta que a unidade de saúde do Campo Vicente também passa a contar com consultório odontológico. “Além da importante reforma, a gente colocou um consultório novo de odonto, justamente para melhorar o atendimento da nossa população”, comemora o secretário da Saúde. “Estamos felizes com a conclusão dessa obra; nosso objetivo era proporcionar melhor atendimento e melhor estrutura de saúde para a comunidade que nos procura”, acrescenta.
A obra de reforma foi comemorada pela comunidade. Moradores da localidade elogiaram o investimento e parabenizaram a Administração. A unidade de saúde do Campo Vicente fica na rua São Bernardo, número 115.

Duas equipes especializadas

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Campo Vicente realiza em média 510 consultas médicas por mês. “Esta unidade integra duas equipes de saúde da família, onde são realizados diversos atendimentos”, comenta o chefe da pasta.
Além das consultas médicas, na unidade também são realizadas consultas de enfermagem, atendimento nutricional, planejamento familiar, curativos, visitas domiciliares e demais atividades de acordo com as necessidades da comunidade e das obrigações de uma ESF. “A reforma nesta unidade foi realizada com muito gosto, pois a comunidade de Campo Vicente, um dos maiores bairros do nosso município, necessitava de um posto de saúde mais adequado para o seu melhor atendimento”, enfatiza o secretário, desejando que a comunidade se sinta bem recebida nas novas acomodações da unidade de saúde. “Estamos investindo e buscando sempre atender a população da melhor maneira possível. Estamos vivendo um período difícil, mas também buscamos fazer nosso melhor”.

“Qualificar o trabalho”, diz prefeito

O prefeito Flávio Jost acompanhou as etapas da obra no Campo Vicente e, assim que tudo foi concluído, ele também visitou a unidade de saúde. Jost ressalta a importância da obra para qualificar o atendimento à população, assim como para oferecer melhores condições de trabalho para as equipes de saúde. “Garantimos a acessibilidade e requalificamos o atendimento aos pacientes reformando salas, comprando novos equipamentos e melhorando a estrutura da unidade”, destacou o chefe do Executivo.
O prefeito também antecipa que o próximo passo da Administração Municipal, em questão de reformas da área da saúde, é conseguir dar atenção especial na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central. “Trabalhamos para atender a demanda do bairro Campo Vicente e nosso foco agora é qualificar também a UBS Central, cujo projeto estrutural já está finalizado”, antecipou o prefeito para o Grupo Repercussão.