Escolas municipais estão com seus PPCI´s regularizados em Sapiranga

Escolas municipais de Sapiranga estão se adequando (Foto: Cássios Schaab)

Sapiranga – A prefeitura de Sapiranga está com os Planos de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI’s) de todas as escolas da rede municipal de ensino regularizados. Com os últimos dois alvarás recebidos na semana passada, que estavam em análise do Corpo de Bombeiros, agora, as 33 unidades de ensino fundamental e infantil estão com os documentos regularizados e vigentes.
Algumas adequações ainda terão de ser feitas, mas todas as licitações estão dentro do prazo firmado pelos bombeiros. Alguns exemplos de modificações que estão programadas para serem efetivadas nos ambientes escolares são a colocação de barras antipânico em algumas portas, instalação de alarmes de incêndio e adequações de alguns hidrantes. Entretanto, todas as escolas já possuem os cursos de Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndio (TPCI), sinalização de emergência e extintores instalados conforme normas técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. O investimento nas novas adequações será de cerca de R$ 1,2 milhão.
“Essa é uma grande conquista para a Administração. Estamos sempre atentos às necessidades das escolas e é de suma importância que as instituições estejam com os alvarás e PPCI’s em dia para garantir a segurança dos alunos e da comunidade escolar. Estamos trabalhando nisso há bastante tempo e é uma grande satisfação saber que, depois de diversas atualizações nos protocolos, estamos de acordo com o que a legislação requer”, destaca a secretária de Educação, Cláudia Kichler.

Já a diretora do Departamento Financeiro da Smed, Geslaine Taís Wasem, ressalta a importância da aprovação dos planos. “Essa foi a concretização de uma meta elencada pela Smed desde 2013. Agora, precisamos continuar atentos às adequações restantes e aos prazos para que possamos manter os PPCI’s de todas as escolas em dia, bem como proporcionar segurança no ambiente escolar conforme orientações dos órgãos reguladores. Estamos muito felizes em estarmos com os alvarás todos regularizados”.

“A SMED se mostra muito atenta”, diz promotora

A promotora Luciana Casarotto, titular da Justiça Regional de Educação, conta que “a Secretaria de Educação de Sapiranga tem se mostrado uma parceira de primeira ordem do Ministério Público, justamente para deixar tudo regularizado para que a comunidade escolar se sinta acolhida e segura nesse retorno. Todos os ajustes necessários estão sendo feitos e tudo que estiver ao alcance da Secretaria com certeza será feito”. Casarotto ressalta, ainda, que “também estamos preparados para fazer qualquer tipo de ajuste que seja necessário nesse período de volta às aulas, porque apenas com o retorno das escolas poderemos ver o que pode ser melhorado ou adaptado para melhorar o atendimento das crianças e das famílias. É uma situação inédita para todos, mas a Smed se mostra muito atenta a todos os detalhes, tanto na questão sanitária quanto aos protocolos de prevenção de incêndios”, conclui.