Escolas estaduais sofrem com a lentidão de obras

Reconstrução | Obras de reforma nos Institutos Nena Ciep e Genuíno Sampaio ainda
esbarram na burocracia

Sapiranga – Duas das sete escolas estaduais do município (Nena Ciep e Genuíno Sampaio), que aguardam há meses por reformas em suas estruturas, finalmente serão contempladas. As escolas aguardam por reformas desde dezembro de 2014 (caso do Genuíno) e no caso do Ciep, desde maio. Ambas tiveram suas estruturas danificadas, causando danos em salas de aula e no telhado do ginásio do Ciep.

Na primeira semana de outubro, a ordem para início das obras no Instituto Estadual Professora Nena Ciep foi assinada pelo secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Gerson Burmann. As obras, que significam um investimento de R$ 142.658,12 do Estado, contemplam a recuperação do telhado da instituição, bem como verificação da rede elétrica.

O Instituto Estadual Coronel Genuíno Sampaio está sem refeitório desde dezembro do ano passado, quando sofreu com ações de um temporal na cidade. “Sabemos que o processo de licitação é demorado, mas levou muito tempo”, comenta Paulo Renato Vechietti, diretor da escola.

Genuíno Sampaio está sem refeitório desde 20 de dezembro

Podendo oferecer apenas lanches aos alunos desde 20 de dezembro, o Instituto Estadual Coronel Genuíno Sampaio já recebeu a visita da empresa que fará as obras, que devem iniciar em 15 dias. “Nosso maior problema é com os alunos da noite, que vêm direto do trabalho para cá e às vezes ficam a noite toda sem comer. A reclamação dos alunos é quase diária”, conta o diretor da escola, Paulo Renato Vechietti.

Levantamento para início de obras no Instituto Nena Ciep

“São 12 salas que não podemos usar em dias de chuva, além do ginásio. Quando chove, juntamos as turmas, por séries, até lotar as salas. Em dias de chuva nem damos falta aos alunos que não vêm”, conta a diretora do Instituto, Margit Sintia Schwingel. Nesta semana, funcionários da Portotec Construções LTDA, empresa responsável pelas obras, estiveram na escola, para um levantamento dos materiais a serem utilizados.