Escolas de Sapiranga terão monitores para os alunos

A rede de ensino do município terá um incremento após as férias de julho. Com o objetivo de se adequar à legislação vigente acerca da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino regular, a Prefeitura de Sapiranga irá contratar em caráter emergencial até 25 monitores de sala de aula, com carga horária de 40 horas semanais. 
A medida foi aprovada pelos vereadores nesta semana e de acordo com a secretária da Educação de Sapiranga, Maria Fátima de Souza, trará muitos benefícios no processo inclusivo. “Antes de pensarmos apenas nas questões legais, vislumbramos o aluno como um todo, um sujeito em formação e que possui potencialidades a serem exploradas. Essa é a principal função do monitor, auxiliar e estimular o aluno, promovendo desafios diários”, frisou a secretária.
Os monitores contratados deverão ter no mínimo o ensino médio completo.
Funções do monitor
O projeto de lei ainda estabelece que os monitores deverão: auxiliar na alimentação e na higienização dos alunos, conduzir o aluno no final do período letivo até o transporte, adaptar os instrumentos necessários para melhor atender os alunos e orientar o aluno durante as atividades propostas pelo professor.
190 anos imigração alemã
Quem fez uso da tribuna na sessão da Câmara de Vereadores na segunda-feira (21) foi a historiadora Dóris Fernandes. Ela falou sobre os 190 anos de Imigração Alemã no Brasil e destacou a luta para conservar a Casa Tombada, patrimônio histórico de Sapiranga, que é de responsabilidade da Fundação Cultural.