Escolas de Sapiranga passarão a contar com Educação Empreendedora

Profissionais da educação recebendo a sensibilização do Sebrae (Foto: Melissa Costa)

Sapiranga – A Secretaria de Educação de Sapiranga está alinhando ações e estratégias para engajar todas as escolas municipais, de Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano, professores e gestores na Educação Empreendedora, relacionando as formações com os projetos já desenvolvidos em cada instituição e fomentando a aplicação de novas tecnologias e metodologias inovadoras.
A ação integra o Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, e oportunizará aos docentes e equipes diretivas momentos de formação, que ao longo de 2 anos, irão subsidiá-los com conteúdos que abordam a realidade em que os alunos se inserem, auxiliando os jovens no desenvolvimento de habilidades e competências. Um importante passo já foi dado pelo programa, a capacitação de professores e gestores, que ocorreu dias atrás.
A partir de agora, professores e gestores além de poderem desenvolver suas competências e habilidades em conexão com a Base Nacional Comum Curricular, serão estimulados à educação empreendedora. “A Administração por acreditar que uma educação de qualidade se constrói com investimento na qualificação profissional de seus educadores, para que estes, aplicando o que aprenderam, possam aprimorar seu trabalho pedagógico, deu o primeiro passo para o desenvolvimento do empreendedorismo nas escolas,” destaca a secretária de Educação, Cláudia Kichler. As propostas têm como objetivo viabilizar o processo de autoconhecimento do educador para que possa despertar a motivação interior do aluno resgatando seu interesse pela aprendizagem e a sua capacidade de resolver problemas de forma mais positiva e participativa.

Fase agora é de elaboração do calendário de trabalho

De acordo com a analista de Articulação Territorial do Sebrae, Paula Nicolini, já foi feita uma sensibilização junto aos diretores de escolas, coordenadores da rede municipal e à Secretaria de Educação a fim de apresentar os objetivos das soluções oferecidas no eixo Educação Empreendedora. A fase agora é de elaboração do calendário de trabalho por parte da secretaria e que inclui oito atividades propostas no eixo Educação Empreendedora e mais uma consultoria de acompanhamento. Na oficina de letramento digital, por exemplo, que explora metodologias ativas, aprendizagem criativa, computação criativa, programação de computadores, robótica sustentável e recursos educacionais tecnológicos gratuitos, entre outros temas, serão também oferecidos kits de robótica para serem trabalhados em sala de aula.
Atividades que ainda serão desenvolvidas em Sapiranga: oficinas de desenvolvimento de competências socioemocionais – emoções e empatia, argumentação e pensamento crítico, sonho e propósito, protagonismo, ética e colaboração; culturas do mundo: conexão com a realidade local; momento inspiração; conhecendo histórias empreendedoras; projeto legado: deixando sua marca na comunidade; e oficina de educação financeira.

O que elas dizem

Cláudia Kichler, secretária de Educação de Sapiranga. “A Administração, por acreditar que uma educação de qualidade se constrói com investimento, deu este primeiro e importante passo para o desenvolvimento do empreendedorismo nas escolas”.

Paula Nicolini, analista de articulação do Sebrae. “Sobre os professores levarem o que aprenderam para a sala de aula, vai depender da sensibilidade de cada um. Saber o momento de certo de aplicar cada aprendizagem, cada conhecimento”.