Escolas da região são destaque na Mostratec Júnior e trazem prêmios para as escolas e municípios

Região – Os municípios da região tiveram grande destaque na Mostratec Junior (divisão da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia voltada aos alunos do ensino fundamental), que acontece todos os anos nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo. Neste ano, a Mostratec contou com a participação de 752 projetos de pesquisa, do Brasil e de vários países. Ao todo, foram oito prêmios para as escolas municipais da região, além dos projetos das escolas particulares e estaduais.

Projetos voltados ao cuidado com o meio ambiente, acessibilidade, saúde e cuidado com o próximo, tiveram grande destaque nas premiações deste ano da feira. E as pesquisas da região, claro, estiveram entre eles.

Aparelho de comunicação para portadores de ELA

Um dos projetos da rede particular que foi premiado na Mostratec foi o “Comunica Ela”, pesquisa realizada pelas alunas Laura Saueressig, Laura Baldi e Maria Luiza Silveira, da Escola São Mateus, de Sapiranga. O projeto na verdade é um protótipo de um aparelho que auxilia a comunicação de pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica, doença neurodegenerativa que destrói os neurônios responsáveis pelos comandos dos músculos, dificultando e até impossibilitando a movimentação.

O protótipo consiste em uma armação de óculos com um sensor óptico que reconhece o movimento da piscada e o transmite para uma placa mãe, onde foi adicionado o comando que identifica uma piscada como “sim”, duas “não”, três “fome”, quatro “sede” e cinco “banheiro”.

O aparelho desenvolvido pelas gurias já existe no mercado, mas a um alto custo, “de R$1.600,00 a R$8.000,00”, conta Laura Saueressig, que ainda explica: “quem possui baixa renda não conseguiria bancar o tratamento, que já é caro, e mais um aparelho desses. Então decidimos criar algo com um custo bem mais acessível, entre 200 e 300 reais.”

Com o projeto, as meninas conquistaram o 3° lugar na área de Medicina e Saúde, além de terem ganho credencial para a feira Mocica, no Ceará.

Projetos das redes municipais

Em Sapiranga, os projetos “Superando obstáculos”, do CME Érico Veríssimo e “E se fosse com você?”, da EMEF Maria Emília de Paula , conquistaram 2º lugares, enquanto “Vida de abelha”, da EMEF São Carlos, e “Desenhos Animados”, do CME Dr. Décio Gomes Pereira, conquistaram os 4º lugares. Já de Campo Bom, o projeto “Colorido? Só se for natural!”, da EMEF Octacilio Ermindo Fauth, conquistou o 4º lugar, enquanto “Descanude-se, seja a mudança que você quer ver no mundo”, da EMEF Marcos Silvano Vieira, ganhou o prêmio do Projeto Ler .

Em Nova Hartz, “Caneta reciclada = natureza preservada”, da EMEF Primavera, ficou em 3º lugar, e “Preservar a água é conservar a vida”, da EMEF Bernardo Lemke, conquistou a 4ª posição.