Escola técnica passa por ampliação

Construção | Investimento no Câmpus Sapiranga do Instituto Federal de Educação qualifica estrutura

Sapiranga – Menos de um ano após entrar em funcionamento, o Câmpus Sapiranga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul) ganha uma ampliação. A projeção da direção da escola técnica é entregar até o final de 2015 (ou antes), o bloco oficinas, que atenderá os cursos de eletromecânica, eletrônica e informática. A nova estrutura terá características semelhantes a de um pavilhão e contará com salas de aula, quatro laboratórios (hidráulica/pneumática, informática, ensaios mecânicos e de instalações industriais) e um amplo espaço para aulas práticas. “Este novo espaço abrigará equipamentos pesados como tornos, frezadoras e ainda um ambiente para instruções de solda, que acabam gerando resíduos”, explica o professor André Capellão de Paula. 
O Câmpus Sapiranga do IFSul funciona em três turnos: informática pela manhã, eletromecânica à tarde e à noite manutenção e técnico em informática. “São sete turmas de alunos, com 180 estudantes presenciais e outros 180 à distância”, comenta o professor. 
Cursos à distância
O diretor do câmpus Sapiranga do IFSul, José Luis Iturriet, esclarece que a modalidade EAD integra os cursos técnicos ofertados pelo instituto em parceria com as Prefeituras de Santo Antônio da Patrulha, Novo Hamburgo e Sapiranga. “Funcionários das escolas públicas têm frequentado quatro diferentes cursos (alimentação escolar, infraestrutura escolar, multimeios didáticos e secretaria escolar). São cursos de dois anos de duração e que qualificam os profissionais”, enaltece Iturriet. 
Direção do Instituto e corpo técnico acompanham de perto a ampliação
“A obra é muito importante porque os alunos da eletromecânica e eletroeletrônica terão mais um espaço para aulas práticas. Nos dá uma garantia de contarmos com mais um espaço de qualidade para os estudantes”, valoriza o professor Iturriet.
E é de olho no futuro que a direção projeta o crescimento da instituição. “Projetamos para daqui a quatro anos – dentro do nosso plano de desenvolvimento institucional – oferecermos um curso na área da engenharia. Evidente que levaremos em conta que temos cursos na área elétrica, automação e informática. No futuro, queremos contar com dois cursos superiores. Um de engenharia e outro de tecnologia. Todos de forma gratuita”, destaca o diretor Iturriet.
A empresa responsável pela obra de ampliação do Câmpus Sapiranga do IFSul é a Pakto Engenharia, de Sapiranga. São cerca de 25 operários trabalhando no canteiro de obras, aproveitando a mão de obra local. Com recursos do Ministério da Educação, o investimento é de R$ 1.170.939,50.