Escola Luiz Trezzi começa a funcionar até agosto em Nova Hartz

Secretários William e Veronice conferindo as novas salas de aula (Fotos: Melissa Costa)

Nova Hartz – A expectativa da Prefeitura é de que até o dia 2 de agosto entre em funcionamento a mais nova escola de Nova Hartz, a Emef Professor Luiz Trezzi. A construção está em fase de finalização no Loteamento da Bica, e a estrutura é para atender até 300 estudantes das séries iniciais ao 5º ano.

Inicialmente, a Luiz Trezzi passa a receber os 34 alunos da escola Albino Zimpel, do Morro Canudos, e alguns estudantes da Bernardo Lemke, do bairro Vila Nova. “Pretendemos fazer essa transferência este ano que é para trabalhar na adaptação. A escola era para estar pronta no começo do ano, mas houve atrasos. Os alunos da Bernardo vamos transferir porque a escola está atendendo quantidade maior que o indicado”, explicou a secretária de Educação, Veronice Zandoná.

O investimento na construção é superior a R$ 400 mil e contempla seis salas de aula, quatro banheiros, cozinha, refeitório, quatro espaços para administrativo, reuniões e arquivo e biblioteca, além de um amplo espaço de pátio para atividades.

O secretário de Planejamento, William da Silva, explica que a obra iniciou em meados de 2014, mas entraves financeiros causaram atrasos. “Em 2017, iniciamos uma longa caminhada para chegar nesse ponto que a escola se encontra. Existia um desequilíbrio econômico na planilha, o qual foi sanado. Em 2018, a gente teve que fazer, ainda, um aditivo de R$ 120 mil para que a escola pudesse retomar as obras. Os desembolsos financeiros do FNDE não vieram acompanhando a evolução da obra, então a empresa que havia vencido aquele processo licitatório de 2014 acabou desistindo da execução”. Com nova licitação, venceu uma empreiteira de São Leopoldo, que deu sequência à construção.

Secretária diz que será um avanço para a educação

Além da estrutura da escola, que conta com uma quadra coberta, também iniciou nesta semana a construção de uma praça de lazer ao lado da instituição. Toda a infraestrutura poderá ser utilizada na rotina dos alunos. Além da Luiz Trezzi, a Prefeitura colocou em funcionamento neste ano a escola municipal Pastor Wartenberg, no bairro Liberdade. Ela também sofreu atrasos e troca de empreiteira, mas hoje está em pleno funcionamento. “Apesar de tudo, é uma realização para nós. Na Pastor, ficamos felizes em ver o quanto foi bom para os alunos, o quanto a mudança foi positiva. Queria que os pais (da Albino) conhecessem aqui o espaço para ver o quanto os filhos deles têm a ganhar”, disse a secretária, fazendo referência à mobilização das famílias para evitar a transferência dos alunos da Albino para a Professor Trezzi. “As salas de aula têm mais espaço, a educação infantil, por exemplo, vai conseguir ter a sala com cadeirinhas e classe, mas dentro da própria sala tem espaço para mudar isso, colocar tapete, criar uma sala diferente, com mais atrativos; com certeza, vai desenvolver muito mais a capacidade deles”.

Há duas semanas, pais de estudantes da escola Albino Zimpel fazem manifestações e buscam que a Prefeitura mude a decisão da transferência para a nova escola.