Escola Duque celebra aniversário de 165 anos

Legado | Escola, que cresceu junto ao município, faz sua comemoração com a comunidade no dia 28
Sapiranga – Comemorar um aniversário de 165 anos não é para qualquer um. O Centro Sinodal de Ensino Médio de Sapiranga, que durante a maior parte de sua trajetória foi conhecido como Colégio Duque de Caxias, completará, no dia 1º de julho, 165 anos de existência.
Para comemorar a data mais que especial, a escola fará uma confraternização com pais, alunos e comunidade em geral, no domingo do dia 28 de junho. A celebração começa junto à Igreja Evangélica, em um culto especial. “A escola nasceu e cresceu junto à Igreja. Não poderia ser diferente”, destaca Sérgio Michels, diretor do Duque. Após o culto, haverá um almoço no Centro Evangélico, com direito à apresentação de coral e conjunto instrumental. “Queremos marcar esta data, sabemos que para manter nossa identidade, é preciso lembrar do passado. Por isso, convocamos as famílias para participarem conosco”, destaca o diretor.
Durante a celebração, haverá também apresentação de teatro, dança alemã e hip hop. “Serviremos comida colonial e teremos a presença de uma bandinha alemã, é claro”, comenta Sérgio. Os cartões para o almoço podem ser adquiridos na secretaria da escola, por R$ 30,00 (para menores de 10 anos, o valor fica em R$ 15,00). 
Um marco na história
Conforme lembra o diretor, o Duque nasceu como uma iniciativa particular dos pais, que faziam uma contribuição em dinheiro para manter a escola – não como uma mensalidade de cada aluno, mas como um valor pago por sócios, para manter a entidade. “A ideia, na época, era manter a identidade alemã e também a identidade religiosa”, diz Sergio. Para registrarem a história e assim manterem sua identidade, foi necessário a criação da escola, para que todos aprendessem a ler e escrever.
Assim como a escola foi acompanhando o desenvolvimento da sociedade – ofertando estudos voltados para economia e administração na primeira metade do século XX e depois, no final do século, elevando os estudos para que os jovens pudessem estar preparados para entrar em uma faculdade -, o Duque vem buscando deixar sua marca na área social. “Trabalhamos a importância social da escola perante a comunidade. Temos projetos com a Assistência Social e uma parceria com a Prefeitura, para que quem não concluiu o Ensino Médio conclua os estudos através do EJA”, destaca Sérgio.
Também como uma forma de celebrar o aniversário – e de se renovar -, o Duque recentemente lançou sua nova marca, já presente na placa em frente à escola. No dia 28, haverá sorteio de brindes, entre eles, camisetas com a estampa do novo logo do colégio. “Durante o ano todo, estamos promovendo eventos com os alunos para difundir essa nova marca, fazer com que eles entendam o que ela quer dizer e ter certeza de que eles sentem a escola dessa maneira – um lugar aberto à comunicação, que se renova e acolhe os alunos. Uma escola onde sempre cabe mais um”, comenta Sérgio Michels.