Escola Dr. Décio de Sapiranga usa tecnologias junto ao aprendizado dos estudantes

Uma proposta de educomunicação*, desenvolvida por professores no contraturno escolar do Centro Municipal de Educação Dr. Décio Gomes Pereira, tem contribuído na construção de um olhar crítico do cotidiano dos estudantes. Através de um site e de um canal no YouTube, o projeto Plantão Dr. Décio, aborda e transmite informações do bairro São Luiz e da própria escola, sob a ótica dos jovens. E tem espaço até para a política.
Entre os professores incentivadores desta nova forma de ensinar está o professor de Geografia, Murilo Souto Alves, 35 anos, a professora de Português, Micheli Passos, 29 anos e Lucas Portilho, professor de informática da escola, de 23 anos. “Percebi que os estudantes reproduziam ideias concebidas ao invés de emitirem suas opiniões”, relembra o professor.
Rotina escolar
Além de produzir textos de atividades que ocorrem dentro e fora da escola (como o episódio de racismo em um jogo do Grêmio) os estudantes ainda produzem vídeos, que são disponibilizados no canal Plantão Dr. Décio no YouTube. Uma das últimas produções debate a política.
Avanços projetados
Desde o início do projeto, em 2010, o grupo tem recebido o apoio da direção da escola. Mas, um dos desejos do grupo de professores e estudantes que integram o projeto é contar com melhores equipamentos para qualificar o som captado pelas câmeras digitais. Doações são bem-vindas.