Escola de Sapiranga concorre a prêmio nacional de educação

Professora de Matemática, Geslaine Wasen, representa Sapiranga Foto: Melissa Costa

Sapiranga – O Instituto Estadual de Educação Sapiranga concorre ao Prêmio Nacional de Educação Fiscal. A instituição está representada por um trabalho desenvolvido nesta área pela professora de Matemática, Geslaine Wasen, com as turmas de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Criado em 2012, o prêmio valoriza projetos que abranjam conceitos tributários básicos, a função social dos tributos, a atuação do fisco, o combate à sonegação e à corrupção fiscal, a importância do cumprimento das obrigações tributárias, o uso da nota ou do cupom fiscal, o acompanhamento das contas públicas, entre outros.

 

Chegar a fase nacional, foi resultado da conquista do terceiro lugar também da Categoria Ensino Médio do concurso “Professores pensam a transversalidade na Educação Fiscal”, com a apresentação de possibilidade de projeto, sem aplicação.

 

O bom desempenho de Geslaine no Rio Grande do Sul abriu as portas para tentar reconhecimento à nível nacional.

 

Base do projeto está ligada ao Orçamento de Sapiranga e visa orientar os alunos

Uma adaptação do trabalho que ficou em terceiro lugar, a educadora desenvolveu, através de forma remota em razão da pandemia, o projeto “Orçamento Público: o que tenho a ver com isso?”. A base do projeto está no orçamento municipal de Sapiranga e ele foi trabalhado de forma distintas nas turmas. No 1º ano, os alunos atuaram sobre a análise dos problemas e demandas sociais para a formulação de receitas e despesas, enquanto as demais séries, 2º e 3º, focaram em estatísticas de matemática financeira. Nas três turmas, os alunos estão sendo orientados e também aprendem a importância do serviço público e da gerência correta dos recursos, que devem ser todos voltados à comunidade.

Essencial na rotina

A aplicação de recursos públicos, conhecimento sobre a arrecadação de impostos e de que forma eles estão presentes na sociedade são alguns dos objetivos principais de trabalhar na educação fiscal em sala de aula. No geral, esses ainda são temas de pouco conhecimento da grande massa da população e trabalhos como desenvolvidos por Geslaine querem transformar essa realidade e trazer cada vez mais conhecimento. “Em umas das turmas, pedi para cada um citar o que usava de serviço público. De imediato, eles responderam pouquíssimas coisas, lembrando apenas de serviços ligados à saúde”, conta ela, que chamou a atenção do quanto o serviço público está presente na vida de nós. Inclusive, sem eles, não seria possível ter um município ordenado e funcionando nos mais diversos setores. “Iluminação pública, coleta seletiva, escolas, postos de saúde, ruas pavimentadas, há tanto serviço público em nossa volta que muitas vezes não percebemos”, completa.

Saiba mais sobre o prêmio

A 9ª edição do Prêmio Nacional de Educação Fiscal chega na próxima terça-feira, dia 1º de setembro, à fase da avaliação de campo. Os projetos das escolas e instituições (universidades, organizações não governamentais, prefeituras, secretarias municipais e demais instituições da iniciativa pública e privada) serão avaliados pelas equipes indicadas pelas associações do fisco estadual/distrital até o dia 30 de setembro. Tendo em vista as restrições decorrentes da pandemia da Covid-19, que impede a realização de eventos presenciais, a solenidade de premiação presencial prevista no regulamento para acontecer no dia 26 de novembro deste ano, em Belo Horizonte, foi adiada para 2021. Em breve, será divulgada a nova data. Serão selecionados como finalistas, seis projetos de escolas, quatro de instituições, quatro de imprensa e quatro de tecnologia que participarão da solenidade de premiação. Um representante de cada iniciativa participará da cerimônia de premiação.