Escola 25 de Julho recebe reconhecimento por uso da tecnologia na sala de aula

Instrumentos tecnológicos como câmeras fotográficas, smartphones e tablets, são importantes ferramentas pedagógicas para professores e estudantes que integram o projeto Ecoweb, da Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula renderam o primeiro lugar para a escola no concurso nacional De Onde Vêm as Coisas, promovido pela rede Edukatu. O concurso incentivou as escolas a debaterem o consumo consciente e o ciclo de vida dos produtos.
Como recompensa pelo empenho dos estudantes que participam de atividades em sala de aula e no contraturno escolar, a rede Edukatu entregou como premiação na terça-feira (9), três tablets, que serão integrados às oficinas, coordenadas pela professora responsável pelo Ecoweb, Margarida Telles.
Esta não é a primeira vez que o projeto é reconhecido em âmbito nacional. Em 2012, o Ecoweb ficou em segundo lugar no prêmio Microsoft Educadores Inovadores. Em 2013, foi vencedor do 3º Prêmio Instituo Claro e do prêmio nacional OMO/Unilever.
O que o Ecoweb trabalha com os estudantes
*Entre os temas estudados e trabalhados em sala de aula com os adolescentes que participam do projeto estão a importância da preservação do meio ambiente.
*Para diminuir o impacto de ações danosas ao ecosistema, rotineiramente, os estudantes promovem a distribuição de mudas e também o plantio de árvores.
*Nas atividades do contraturno escolar os estudantes aprendem sobre as características da fauna, flora, rios e como deve ocorrer a destinação e o reaproveitamento do lixo seco e orgânico.
*Outra estratégia adotada pelo projeto Ecoweb é levar os estudantes que são monitores ecológicos até o Rio dos Sinos (que fica próximo ao bairro).
*Associando as tecnologias à sustentabilidade, o projeto envolve estudantes do 2º ao 9º ano da escola.
*No pátio da escola, os estudantes já montaram floreiras com materiais dispensados pelos moradores como armários e até um carrinho de mão. Um espelho d’água na área interna também serve de laboratório para os estudantes.