Esclarecimentos sobre HIV, hepatites B e C, pré-câncer feminino e serviços de odontologia

Departamento fará testes rápidos para participantes que possuírem dúvidas sobre HIV, hepatites B e C e mulheres terão acesso ao pré-câncer

Campo Bom – Um serviço diferenciado que será ofertado à população durante a Festa da Vida, para os pacientes com suspeita de hepatites virais, são os testes rápidos para identificar a doença do tipo B e C. O uso dos testes contribui na estratégia de diagnóstico de pacientes com suspeita da doença e auxilia no encaminhamento oportuno das pessoas infectadas para o tratamento junto à rede pública de saúde.

Através de um diagnóstico preciso e precoce é possível melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Por um lado, porque permite um tratamento adequado e, por outro, porque é um poderoso instrumento para prevenir complicações, como cirrose avançada e câncer hepático.

Roberta Reichert, da secretaria de Saúde de Campo Bom, explicou que na Festa da Vida serão aplicados testes rápidos de HIV, sífilis, hebatites B e C, além das mulheres terem acesso à exames de pré-câncer. “Este é um exame preventivo do colo do útero. As mulheres precisam fazer o exame anualmente, e na Festa da Vida, facilitaremos o acesso. As interessadas devem estar com um documento de identificação além do cartão SUS, que é indispensável para os procedimentos”, comenta a servidora pública.


Serviço de odontologia é um dos mais utilizados na rede pública de saúde e também ofertará procedimentos na Festa da Vida

Campo Bom – Para facilitar o acesso a determinados procedimentos odontológicos, a Secretaria de Saúde também levará o consultório móvel da odontologia para o Largo Irmãos Vetter. A proposta é reforçar junto aos participantes da festa a importância de cuidar da saúde bucal.
Para atender o público, uma profissional estará de prontidão e a expectativa é de distribuir dez fichas para atendimento. Além disso, a secretaria de saúde levará o escovódromo para o Largo e uma auxiliar de consultório dentário dará orientações para as crianças e os participantes que marcarem presença na atividade.

A Prefeitura informou que a ideia é desenvolver um trabalho resolutivo neste dia em problemas de cárie, dores entre outras intervenções na população. “Temos um serviço que é muito procurado e possuímos uma rede abrangente, com bastante profissionais proporcionando um atendimento adequado às necessidades dos moradores. Esse serviço que será disponibilizado irá agregar a esta atividade que possui muita grandeza”, avalia a enfermeira Rita Spengler.

Fotos: Divulgação