Esclarecimento: Secretaria de Saúde de Sapiranga reafirma óbito por coronavírus e afasta qualquer outra hipótese

Sapiranga – Após a divulgação da terceira morte por Covid-19 no município, publicações e comentários passaram a contrariar o diagnóstico da morte de um morador do bairro Oeste divulgado pela Secretaria de Saúde de Sapiranga, e noticiado pelo Jornal Repercussão. Uma familiar, inclusive, colocou em xeque a notícia do Repercussão. Há sete anos, o Repercussão ganhou o respeito de milhares de pessoas e lideranças, justamente, por tratar apenas com fatos verdadeiros. E, como não poderia deixar de ser, sempre ancorado em documentos e fontes oficiais, sem nenhum espaço para suposições ou teses estapafúrdias, sem amparo médico, técnico ou científico.

Na manhã desta segunda-feira, 29, nossa equipe entrou em contato com a familiar que nega que a causa da morte da vítima tenha sido o novo coronavírus, e que afirma possuir exames que comprovam o teste negativo para a doença. Contudo, ela se negou a apresentar os documentos, e sequer dar alguma declaração sobre o caso.

Pautado pela seriedade e sempre priorizando dar informações corretas aos seus milhares de leitores, o Grupo Repercussão buscou respostas e esclarecimentos com a Secretaria de Saúde de Sapiranga e o Hospital Conceição, instituição onde o paciente esteve internado e foi diagnosticado. Comentários maldosos tentaram desconstruir a lisura da reportagem do Repercussão de ontem, que revelou mais uma morte por coronavírus.

Vejamos as versões
A Secretaria de Saúde de Sapiranga nos enviou nota explicando que todos os casos notificados e divulgados pela pasta passam pelo exame RT-PCR, o único que efetivamente garante o diagnóstico do novo coronavírus. A Secretaria dispõe do exame, coletado em 18/06/2020, data em que o paciente foi internado, que confirma a infecção pelo vírus. Ainda, afirma que a responsabilidade pelo diagnóstico é do Hospital Conceição e que no obituário foram registradas três causas mortis, sendo Covid-19 uma delas. A pasta ainda se coloca a disposição dos familiares, responsáveis, que tiverem dúvidas para esclarecê-las e apresentar as documentações que comprovam que o paciente morreu de coronavírus.

Confira a nota da Secretaria de Saúde de Sapiranga:
“Vimos por meio deste informar que todo e qualquer óbito ocorrido por COVID-19, somente é informado no Boletim Epidemiológico após o recebimento do resultado de exame Detectável (Confirmado) para o mesmo. Salientamos que, no dia de 28/06/2020, tivemos um óbito, informado pelo Centro de Operações Especiais do Estado do RS, que foi notificado pelo Hospital Conceição de POA, onde o paciente encontrava-se hospitalizado por outras comorbidades.

A vigilância epidemiológica do município tem acesso às informações, as quais são sigilosas e, portanto, somente são acessadas por técnicos do setor, através de senha próprias. Salientamos que dispomos do exame de RT-PCR em tempo real, coletado em 18/06/2020 e processado pelo Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN/RS além do Atestado de Óbito referente.

Reforço que somente informamos o sexo do paciente bem como a idade e o local onde ocorreu o óbito. Tomamos todas as precauções éticas e profissionais conforme preconiza o Código de Ética Médica.

Lamentamos inclusive e lastimamos ter de informar óbitos, mas sabemos que ocorrem, apesar de todas as medidas terem sido tomadas.”

Nossa equipe também entrou em contato com o Grupo Hospitalar Conceição e aguarda retorno da instituição.