Escadaria do Estadual, em Sapiranga, aguarda definições da licitação para iniciar o conserto

Sapiranga – Recentemente, a Escadaria do Estadual foi alvo de polêmicas em torno de seu estado de conservação. O motivo ainda não foi totalmente definido, entretanto, em função da umidade, bem como de possíveis vazamentos de tubulações de terrenos vizinhos, a estrutura ruiu, impossibilitando qualquer passagem pelo local e trazendo vários riscos à população. Conhecida como Escadaria do Estadual, a obra liga as ruas Vieira de Castro e Padre Antônio Vieira.

A Prefeitura, ao ser questionada, relata que medidas já estão sendo tomadas para a solução do problema. Entretanto, segundo nota de esclarecimento, ainda não há prazo para o início da obra, visto que estão tratando como solução definitiva e não como medida para obter apenas resultados momentâneos. Sendo assim, a burocracia acerca da solução do problema é maior e leva mais tempo. “A Prefeitura de Sapiranga está tratando a reforma da escadaria do estadual não como medida paliativa e desta forma foi decidido fazer uma obra mais completa”, contextualiza a nota enviada ao Repercussão.

Sabe-se que a medida licitatória foi tomada no dia 7 de junho, bastando apenas aguardar os prazos dos recursos e a definição do valor final para dar continuidade no processo.
Anteriormente, trabalharam na obra um técnico, dois engenheiros (para resolver a questão da estrutura e tubulação, juntamente com a Secretaria de Obras) e um arquiteto. Segundo a prefeitura, foi necessário realizar um projeto técnico e criterioso da escadaria, procurando sanar os problemas em todos os níveis da obra, desde o pluvial, até a parte externa, que envolve a estrutura da escada.
A Prefeitura de Sapiranga orienta as pessoas a não passarem pelo local, visto que este está devidamente interditado em função dos riscos que apresenta as moradores. Com a erosão do local, qualquer tentativa de cruzar pelo ambiente será frustrada.

Dessa forma, com o projeto concluído e com as demandas em dia, a população poderá, em breve, utilizar a escadaria novamente. É importante, ainda, ressaltar que não há valores estimados a serem investidos na obra.

Erosão preocupa os moradores

A erosão do solo se dá por diversos motivos, entre eles a ação da água e do vento. No caso da Escadaria do Estadual, estima-se que esta eclodiu devido a tubulação de uma das residências do entorno, que chega direto ao ponto em que a escadaria ruiu, e a situação acabou se agravando após recentes chuvaradas. Estas causas não têm confirmação, mas são fortes indícios de terem gerado o problema o problema, que acaba afetando centenas de estudantes.

Licitação já foi encaminhada

Em nota, a Prefeitura destaca que o projeto já foi encaminhado para licitação. “Foi realizado um diagnóstico da situação e, com base nesse relatório, foi elaborado um projeto. Este projeto foi encaminhado para licitação afim de contratar uma empresa que será a responsável pela execução dos trabalhos.” Logo, assim que obtiverem retorno acerca das demandas, a obra poderá começar.
“Quanto a obra de recuperação da escadaria, serão reconstruídos dois patamares que estão com a estrutura comprometida, assim como serão reconstruídas as valas laterais verificando caso outros patamares estejam ocos, e possibilitando seu aterro. A rede pluvial que passa pela escada também será reconstituída, solucionando a provável causa dos problemas que a escadaria apresentou”, finaliza a nota de esclarecimento guiada pela Prefeitura.

Texto: Keila Massaia

Foto: Sabrina Strack