Equipes do Sesi de Campo Bom e de Sapiranga disputam etapa nacional de torneio de robótica

Equipe de Sapiranga comemorando classificação para a etapa nacional com professores e colegas Foto: Dudu Leal

Região – Duas equipes do Sesi da região estão entre as cinco que representarão o Rio Grande do Sul na etapa nacional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL). A competição acontece entre os dias 6 e 8 de março, em São Paulo. As representantes locais são de Campo Bom e Sapiranga. As demais participantes gaúchas são de Sapucaia do Sul, Gravataí e Santa Cruz do Sul. Todos os cinco times classificados superaram outros 54 grupos na seletiva regional e usaram a tecnologia como ferramenta para resolver problemas do dia a dia e deixar as cidades mais inteligentes.

A etapa nacional reunirá equipes formadas por estudantes de 9 a 16 anos com objetivo de estimular o interesse em disciplinas como ciências, engenharia e matemática em sala de aula, além de questões como a empatia e o respeito ao próximo. Uma das classificadas, a equipe sapiranguense “Sapibótica”, criou o projeto “Faixa de pedestre: acessibilidade para todos”. A iniciativa garante que pessoas com deficiência visual atravessem de forma mais segura a faixa de pedestres.

Turma cria usina caseira

O grupo Conectados, do Sesi de Campo Bom, desenvolveu sistema auxiliar de produção de energia com o objetivo de ajudar na redução do valor da conta de luz. O protótipo chamado Conect Exaust Summer, é um sistema instalado no sótão das casas, para gerar energia por meio da movimentação de um exaustor. O equipamento seria iniciado pelo calor, causando movimento e gerando energia, complementando a energia gerada para as casas. “A expectativa está bem grande, os alunos estão se empenhando bastante nos treinos”, declarou a professora Nidiane Martins.

Estudo de campo pautou o projeto

A equipe “Sapibótica” é comandada pela treinadora e professora Paula Juliana Nunes da Silva e é composta pelos alunos, de 9 a 13 anos, Maria Eduarda Menezes Prado, Misael Kauã Vargas, Silas Augusto Holzbach, Guilherme Conte, Natan Flores Girardon, Rafaela Oliveira. Os integrantes da equipe realizaram um estudo de campo, ouviram moradores e entenderam as reais necessidades em relação à cidade, constatando que a falta de acessibilidade nas faixas de segurança era algo que precisava ser melhorado.

Pensado como solução para o forte calor

O grupo Conectados, do Sesi de Campo Bom, é composto pelos estudantes Brenda Almeida da Silva (12), Julien Ellen Marschner Mulligan (12), Leticia Cardoso da Silva (12), Gabrio Hessler (11), Pablo Henrique Dias da Cruz (11) e Emily Bianca Marschner Mulligan (14). A monitora e treinadora é a professora Nidiane Martins. “Nosso projeto de inovação é a construção de um protótipo que gera energia a partir do calor. Pensamos nessa solução devido ao calor encontrado em Campo Bom, seguido com o aumento na conta de luz”, acrescentou Nidiane, explicando a iniciativa que pode ser considerada uma usina caseira de energia.