Equipes da RGE e da Polícia Civil identificam fraude em medição de energia em Campo Bom

Campo Bom – Equipes da RGE executaram uma ação, em parceria com a Polícia Civil, na quarta-feira (10), no combate a fraudes e furtos de energia elétrica na cidade.

A ação ocorreu no bairro Ipiranga, onde foi identificado um desvio na medição de energia que abastecia um mercado e uma residência. A irregularidade estava escondida no muro do estabelecimento, sendo necessário quebrar a estrutura para desfazer a ligação. Por conta deste desvio, que impedia a leitura correta de energia, o estabelecimento recebia uma fatura com um valor abaixo do consumo real. O proprietário foi preso em flagrante.

 

Crime. Fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal com penas que podem chegar a até quatro anos de prisão. Após confirmado o furto, a RGE realiza os cálculos e estima a quantidade de energia furtada, ou seja, o que foi consumido pelo estabelecimento e que deixou de ser pago à distribuidora. Desta forma, a companhia pode fazer a cobrança retroativa dos valores. Outra consequência das fraudes e furtos é a piora na qualidade do serviço de distribuição de energia, uma vez que as ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas.