Equipe do Samu faz parto dentro de ambulância em Campo Bom

Campo Bom – Uma situação diferente ocorreu na madrugada desta segunda-feira, 20.  Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Município realizou um parto dentro da ambulância. Conforme o motorista, Edu Ribas, que auxiliou no parto, junto com a técnica de enfermagem Marluce Bohes, a mãe estava sendo levada para a maternidade do Hospital Lauro Réus, mas não aguentou esperar chegar à Casa de Saúde e deu à luz dentro da própria ambulância.

O motorista conta que a chamada ocorreu por volta das 4h da madrugada, quando a equipe foi acionada para socorrer uma gestante de 21 anos no bairro Celeste. Ao chegar no local, foi constatado que a paciente, a gestante Laura dos Santos Bassani, estava com contrações. “Havia uma escadaria entre a casa e a rua, por isso fizemos a remoção dela por meio de um lençol, já que não havia como desloca-la de maca”, conta Ribas.

Na ambulância, estavam apenas a mãe, a técnica de enfermagem e o motorista. O pai da criança e o avô seguiram de carro atrás da ambulância. Ao perceber que não haveria mais tempo de chegar ao Hospital, a técnica de enfermagem solicitou ao condutor do veículo que parasse e ajudasse a realizar o procedimento. Durante o parto, Marluce constatou que o cordão umbilical se encontrava ao redor do pescoço da criança, mas conseguiu executar uma manobra e liberou o pescoço do bebê. A menina, Maria Clara, chegou ao mundo com 2,750kg.

“Foi tudo muito rápido, mas a equipe do Samu foi muito atenciosa, humana e querida”, definiu Laura.
Tanto a mãe como a bebê passam bem.