Equipe ajusta detalhes para abertura da UPA 24 horas

Preparativos | Mais de 15% dos equipamentos foram entregues pelos fornecedores à Prefeitura

Sapiranga – A Secretaria de Saúde aguarda, até 10 de dezembro, a entrega de quase a totalidade dos equipamentos adquiridos pelo Município junto à fornecedores e que serão instalados na Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA 24 Horas). Conforme o secretário, Emerson Leite, mais de 15% dos equipamentos foram entregues e estão em processo de instalação junto ao prédio na Avenida Mauá. “Os pontos críticos estão resolvidos. A central de gases foi instalada e os profissionais estão passando pelo treinamento do protocolo de Manchester. Quando a UPA entrar em funcionamento teremos 80% dos equipamentos instalados, o que possibilitará o atendimento da população”, esclarece Emerson Leite.

Durante o período de transição – o encerramento das atividades do Pronto Atendimento 24 Horas e o início do atendimento na UPA – o Hospital Sapiranga prestará o apoio necessário para que nenhum usuário fique desassistido. De forma cautelosa, a Secretaria projeta a entrega da UPA para dezembro. “Eu e a prefeita (Corinha Molling) queremos dar esse presente de Natal para a comunidade sapiranguense”, projeta o secretário.

Secretaria lista quantidade de profissionais

Para a UPA 24 Horas atender plenamente a população, um corpo técnico com mais de 150 profissionais terá a missão de acolher bem os usuários do SUS em Sapiranga. “Todos os moradores terão o direito de procurar atendimento na UPA quando sentir necessidade. Mas, é necessário ressaltar que a UPA é para atendimentos de urgência e emergência”, explica o secretário.

Quando procurar a UPA

– Corte com muito sangramento
– Queda com torsão e muita dor ou suspeita de fratura
– Febre acima de 39ºC
– Cólicas renais
– Intensa falta de ar
– Convulsão
– Dores fortes no peito
– Vômito constante