Equipamentos para três academias ao ar livre aguardam instalação em Araricá

Apareceu em pauta, recentemente, na sessão da Câmara de Vereadores de Araricá, a sugestão por parte de um vereador para a instalação de mais uma academia ao ar livre no município. A nova estrutura do programa nacional Academia da Saúde, segundo o vereador Olivar dos Santos (MDB), deveria ser implantada próximo a Unidade Básica de Saúde (UBS) Ana Neri, localizada no bairro Imperatriz. O fato é que, atualmente, a cidade já conta com estruturas para três academias guardadas no depósito da Secretaria de Obras aguardando instalação. Alguns dos equipamentos que podem aparecer nos novos espaços são a barra horizontal tripla, barra paralela, bancos, prancha abdominal, barra marinheiro, espaldar e a barra fixa de apoio. Outra constatação é que a academia do gênero, no Largo das Azaléias, no Centro, apresenta danos constantemente. Conforme o secretário de Obras de Araricá, Nelson Lissarassa Basto, existem de fato equipamentos para três novas academias hoje no depósito das Obras aguardando instalação. “Temos três para instalar ainda. Não tenho os pontos ainda, veio há poucos dias. O destino será definido pela secretaria do Planejamento”, disse Basto.

Os equipamentos hoje existentes e à disposição da comunidade tem sofrido com a ação de vândalos na cidade.

Ações de vandalismo prejudicam conservação

Em relação aos danos na academia na área central, o secretário de Obras afirma que, infelizmente, o local constantemente é alvo de vandalismo. “Estamos tentando manter em dia, mas falta educação. Já tiramos até roda e banco quebrado de um equipamento do arroio”, lamentou. Melhorias e consertos realizados na praça também não escapam dos ataques. “As lâmpadas, que são mais baixas, constantemente são quebradas ou roubadas”, disse.

Destino

Questionado sobre a existência dos equipamentos, o secretário geral de governo da Prefeitura, Ari Alberto Schrepp, afirma que já existe um destino para as estruturas já recebidas. “A instalação será ainda esse ano. Vamos construir seis novas praças e em três delas serão instaladas as academias. Uma será no bairro da Canoa, uma no Imperatriz e outra no Integração”, assegurou. O Programa Academia da Saúde, do Governo Federal, é uma estratégia de promoção da saúde lançado em 2011.