Entidades fazem a diferença na vida daqueles que mais precisam: Apada, Apae e Liga Feminina de Sapiranga

Sapiranga –  Garantir o acesso à educação aos deficientes é uma maneira de inclusão, e Sapiranga é um município que conta com duas entidades que realizam esses trabalhos, sendo elas, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada).

 

Outra entidade que faz parte do município é a Liga Feminina de Combate ao Câncer, esta, por sua vez, realiza um trabalho de conscientização e prevenção.

LIGA FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Sapiranga é uma entidade formada por voluntárias que realizam um trabalho voltado à assistência aos pacientes portadores de câncer, bem como na educação preventiva desta doença, de maneira gratuita.
Mensalmente, fornecem ranchos, kits de limpeza, caixas de leite, fraldas, alimentos específicos para uma melhor nutrição, medicamentos e, quando necessário, exames de urgência.
A entidade também conta com profissionais da área da saúde.

APADA

Fundada no ano de 1993 em Sapiranga, a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada) é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos e que busca garantir o acesso à educação para surdos dos vales do Sinos e Paranhana, desde a educação infantil ao ensino médio.
Além dos conteúdos curriculares, busca-se inserir o aluno na sociedade através de um ensino especializado, como a Libras.
Atualmente, a Apada está sob a direção de Maria de Fátima de Lemos.

APAE

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Sapiranga é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos, que realiza trabalhos na área da assistência social, educação e saúde.
Fundada em 1979, atualmente a Instituição atende 219 pessoas com deficiência, desde bebês a idosos. Possibilitar meios de inserção na comunidade, de forma que seus direitos sejam respeitados é um dos maiores desafios da Apae, além de encontrar formas para arrecadação de recursos para manter e ampliar os serviços.
Nos próximos três anos, a entidade estará sob nova gestão. Carla Konrath assume a presidência e seguirá auxiliando na sustentação do trabalho.