Entidades estudantis correm para garantir gratuidade em ônibus

Região – Faltando pouco mais de 30 dias para o início do ano letivo nas redes privada e estadual, a juventude da região ainda aguarda as entidades estudantis para o início do cadastramento que possibilitará o passe livre.
Nas próximas semanas, lideranças da União dos Estudantes de Campo Bom (UECB), da Associação dos Estudantes Universitários de Araricá (ASSEUAR), da Associação de Universitários de Nova Hartz e a União Estudantil de Sapiranga (UES) estarão reunidos nos municípios para acertar a forma que ocorrerá o cadastramento.
Todos os estudantes de baixa renda que aderirem ao programa terão que pagar um boleto bancário de R$ 15,40 nas agências ou postos avançados do Banrisul. O valor será utilizado na confecção do cartão eletrônico TEU, usado no transporte da região Metropolitana.
Apoio das Prefeituras
Em contato com o presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE), Fábio Kucera, ele explicou que nas situações onde as entidades ou associações estudantis possuem uma estrutura frágil, é necessário um diálogo das lideranças (estudantis e do Poder Público), para que a coleta de dados não fique prejudicada.
Para iniciar a coleta das informações, o presidente da UEE, Fábio Kucera, diz que é possível realizar de diferentes maneiras. “Pode ser em uma grande assembleia ou em encontros menores”, revela. O líder estudantil garante que a juventude que possui direito ao passe livre não deixará de ser contemplada com o benefício.
Contra o tempo
O diretor da empresa Citral, Ricardo Neumann, disse à reportagem que a instalação do dispositivo eletrônico, que fará a leitura dos cartões estudantis (o cartão TEU), ainda não foram instalados em nenhum dos ônibus da empresa. “Temos o fornecedor e a empresa comprará 40 equipamentos para 40 linhas”, explica o diretor.
Aparelho é regra
Em 2013, a Metroplan estabeleceu o prazo de 120 dias para que as empresas detentoras da concessão do transporte público na região Metropolitana instalassem as catracas eletrônicas em seus ônibus. “A Citral ainda não colocou, mas essa determinação será cumprida no prazo estipulado pelo governo”, assegura Neumann.
Desdobramentos nas entidades estudantis:
A situação em campo bom
O presidente da União dos Estudantes de Campo Bom, Wesley Sales, explicou que nos próximos dias, terá um encontro com outras lideranças estudantis do município para retomar o tema do passe livre. A intenção do líder do movimento é iniciar a coleta da documentação para a confecção das carteiras estudantis o mais rápido possível.
Sapiranga terá posto de confecção no Nenezão
Um grande encontro para explicar como funcionará o programa Passe Livre Estudantil está agendado no município. O encontro, liderado pela União Estudantil de Sapiranga (UES),  está marcado para 14 de fevereiro, das 12h30 às 18h30, no auditório Jacobina Maurer, da Secretaria de Educação, localizado na Rua Padre Reus, 263. A expectativa é cadastrar 1.300 estudantes. Após o dia 14, a UES iniciará o cadastro na sua sede, no 2º piso do Ginásio Nenezão.
Nova Hartz organiza encontro
Está prevista para a segunda quinzena de janeiro uma reunião com todos os membros da Associação de Universitários de Nova Hartz e estudantes. A intenção da entidade é iniciar a coleta de dados e esclarecer dúvidas.
Araricá possui pré-cadastro de estudantes
A presidente da ASSEUAR, Daniele Kautzmann, diz que possui cerca de 30 pré-cadastros de estudantes. “Nossa meta é agendar um novo encontro para concluir o cadastro e enviar a documentação para a UEE”, disse