Entenda a compulsão alimentar!

Por Dagoberto Lucas Cezimbra Júnior
Farmacêutico responsável da Substância Certa
Fone: 3559-1392

A compulsão alimentar é considerada um transtorno alimentar, que afeta de 2 a 4% da população em geral; 6% dos obesos e mais da metade dos obesos mórbidos, segundo a Associação Americana de Psiquiatria. Comer em excesso é consequência de um distúrbio químico derivado de um desequilíbrio no mecanismo da fome e da saciedade.

Em geral, a compulsão alimentar está associada a sentimentos de ansiedade, estresse e depressão. Como consequência, 75% das pessoas acometidas de estresse e ansiedade sofrem um distúrbio químico nos mecanismos da saciedade e ganham muito peso, pois consomem mais calorias do que necessitam por dia, principalmente na forma de doces e gordura. Isso afeta a autoestima, e aumenta ainda mais o estresse e ansiedade.

Da mesma forma a Tensão Pré-Menstrual (TPM) ou Síndrome Pré-Menstrual (SPM) é um conjunto de sintomas que aparecem antes dos primeiros dias do início do ciclo menstrual (uma a duas semanas antes da menstruação) e desaparecem geralmente dois a três dias após o início do ciclo menstrual (geralmente dois a três dias após o início da menstruação). Alterações do humor, compulsão alimentar (principalmente doces e gorduras), fadiga, irritabilidade e depressão, estão entre os sintomas mais comuns da TPM.

A causa desta síndrome ainda não é bem conhecida, mas muitos fatores podem contribuir para esta condição. Mudanças químicas no cérebro também podem estar envolvidas. Alterações nos níveis de serotonina podem desencadear alguns sintomas. Quantidade insuficiente de serotonina pode contribuir para a redução do prazer e bem-estar, depressão pré-menstrual, sensação de fadiga, compulsão alimentar e alterações no sono.

Normalmente, a emoção rege o ato de compulsão, ou seja, quando pressionado, deprimido, triste ou alegre, o compulsivo come e posteriormente ele sente uma enorme culpa por ter comido, o que aumenta ainda mais o sentimento de estresse, depressão e ansiedade. O estresse é um aglomerado de reações fisiológicas, que em excesso leva a um desequilíbrio e efeitos deletérios no organismo.

Neste contexto, o uso de ingredientes naturais pode contribuir para uma melhora significativa do bem-estar físico e mental e prevenir os efeitos deletérios que este distúrbio químico pode ocasionar. E para que isso se faça possível, indicamos o uso de Zembrin®, um ingrediente natural que oferece benefícios significativos na melhora do humor e bem-estar.

Venha até a Substância Certa, fale com um de nossos farmacêuticos e saiba mais.