Entenda as diferentes funções de cada teste para detecção da Covid-19

Realização do teste RT-PCR Foto: Marcelo Martins/Prefeitura de Blumenau

Por Caroline Waschburger

Sapiranga – Muitas dúvidas vêm surgindo sobre a utilização dos testes para diagnóstico e acompanhamento da infecção pelo novo coronavírus. Por isso o Hospital Sapiranga descreve a diferença entre os testes e qual seria mais adequado para cada situação, qual a precisão e quais os significados dos termos técnicos utilizados.

Existem os testes RT-PCR, Sorologia (IgM e IgG) e teste rápido. O RT-PCR é considerado o teste padrão-ouro no diagnóstico da doença ativa pela Covid-19, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA (da molécula) do vírus na amostra analisada, preferencialmente obtida em raspagem de nasofaringe (nariz e garganta).

A coleta para este exame deve ser realizada preferencialmente a partir do terceiro dia após o início dos sintomas e até o décimo dia, pois ao final desse período, a quantidade de RNA tende a diminuir. Ou seja, o teste RT-PCR identifica o vírus no período em que está ativo no organismo, tornando possível aplicar a conduta médica apropriada. Já os testes rápidos são aqueles parecidos com o teste de glicose onde utiliza-se uma gota de sangue retirada do dedo. A maioria dos testes rápidos existentes possuem sensibilidade e especificidade muito reduzidas em comparação as outras metodologias. Por isso, seu resultado deve ser avaliado pela equipe de profissionais da saúde no contexto de cada caso.

O que são testes de Sorologia (IgG e IgM)?

O teste de sorologia, diferentemente da RT-PCR, verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Isso é feito a partir da detecção de anticorpos IgG e IgM em pessoas que foram expostas ao vírus. Nesse caso, o exame é realizado a partir da amostra de sangue do paciente, processado por um laboratório de análises clínicas.

Para que o teste seja mais seguro, é recomendado que seja realizado, pelo menos, 10 dias após o início dos sintomas.

Isso se deve ao fato de que a produção de anticorpos no organismo só ocorre depois de um período mínimo após a exposição ao vírus.

Realizar o teste de sorologia fora do período indicado pode resultar em um resultado falso negativo.

Em caso de resultado negativo, uma nova coleta pode ser necessária, a critério médico.
Vale ressaltar também, que nem todas as pessoas desenvolvem anticorpos detectáveis pelas metodologias disponíveis.

Desse modo, podem haver resultados negativos na sorologia mesmo em pessoas que tiveram Covid-19 confirmada por PCR.

Testes de IgG e IgM podem auxiliar o mapeamento da população “imunizada” (que já teve o vírus ou foi exposta a ele).

Hospital Sapiranga

“Ressaltamos que estamos lidando com uma doença nova e que a interpretação dos resultados dos testes devem ser feitas pelos profissionais de saúde conforme cada caso. Cada exame tem a sua finalidade e as suas limitações. O Hospital Sapiranga segue todos os protocolos de segurança do MS”, diz nota do Hospital