ENGM de Araricá é referência quando o assunto é energia solar e eólica na região e no País

É daqui | Empresa arariquense proporciona redução de custos com energia elétrica

Araricá – Em tempo em que as despesas com energia elétrica de todos os consumidores aumentou mais de 50% em menos de um ano, o debate sobre a geração da própria energia elétrica volta ao centro das conversas. E aqui no Vale do Sinos, uma das empresas mais tradicionais no segmento é a ENGM de Araricá, com 20 anos de experiência.

Conforme o diretor da empresa, Paulo César Möller, a microgeração de energia solar é uma opção para quem deseja diminuir os custos com energia elétrica e ainda colaborar com o meio ambiente e o País. “A microgeração é uma realidade”, comenta Möller.

Para aproximar o tema da microgeração de energia ao consumidor, o diretor exemplifica de que forma se dá a implantação de um sistema com painéis fotovoltáicos para captar a luz solar e gerar a própria energia. O exemplo de imóvel utilizado pelo empresário é um imóvel popular do Minha Casa, Minha Vida de até 60 metros quadrados e que gasta uma média de 320 Kwh/mês. “Para esse padrão, será necessário dez módulos de geração (dez placas) e o investimento é inferior a R$ 30 mil. O retorno do investimento volta em até cinco anos. Ou seja, uma taxa de retorno de mais de 20% ao ano. Não há no momento investimento financeiro com uma taxa parecida com esta”, sustenta o diretor da ENGM, Paulo César Möller.

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664