Enfim, Bombeiros Voluntários de Nova Hartz passam a atuar

Nova Hartz – A sede dos Bombeiros Voluntários de Nova Hartz será inaugurada no próximo dia 24 (sábado), às 8h30, quando também será dado início aos trabalhos da corporação. Os esforços para a instalação da corporação no município acontecem há pelo menos 10 anos, quando ainda em 2007 foi criada a Associação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Hartz.

Em 2009, deu-se início ao projeto e construção do prédio para a sede dos bombeiros, mas devido a falta de recursos, a obra ficou parada por anos. No final de 2016 ela foi concluída e, desde então, a Associação vinha buscando recursos para a compra de equipamentos necessários e treinamento do efetivo.

A corporação contará com 30 bombeiros que se formaram em janeiro deste ano, um caminhão ABT, que pode ser utilizado tanto em casos de incêndio como resgates em acidentes, e um veículo administrativo. A sede conta com salas para a Associação, para o comandante, equipamentos, auditório, convivência e de ocorrências, e dormitórios masculinos e femininos com banheiros.

Esforços unidos por um ideal

Emocionado, o comandante, Glaucio Renato Dietrich, agradeceu o empenho e acolhimento de toda a comunidade, empresários, comerciantes, poderes executivos e legislativo, corporação e familiares e a Voluntersul, que prestou toda a assessoria.

Apoio do poder público e privado

A partir do dia 24 passará a ser divulgada as linhas para contato em casos de emergência, quando o grupo inicia os trabalhos no município. Contudo, o presidente da Associação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Hartz, Claudio Alves, adiantou que será possível acionar a corporação através da Brigada Militar, pelo número 190.

A corporação vem buscando organizar um cronograma para cursos e palestras de prevenção.

Grande parte do material administrativo e operacional foi adquirido através de doações ou com valores mais acessíveis. Uma parceria com o Sesi Porto Alegre possibilitou equipar toda a parte administrativa do quartel.

Através de uma emenda, destinada ainda em 2015, pela deputada federal Maria do Rosário, através da vereadora Rosa Leães, a corporação busca comprar ambulância ou investir em equipamentos.

Texto e fotografia: Bruna Bertoldi