Encontro do projeto “Caminhos Pedagógicos: Diversidade Étnico-racial e Cultural” ocorreu em Sapiranga

Foto: Marina Staudt / Departamento de Comunicação

Sapiranga – Na última quinta-feira (1º), ocorreu o quarto encontro de 2022 do projeto Caminhos Pedagógicos: Diversidade Étnico-racial e Cultural, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed).

 

Aproximadamente 35 pessoas, entre vice-diretores, coordenadores e professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental – Integrantes do Projeto Caminhos Pedagógicos e professores convidados, participaram da palestra que aconteceu no Auditório Jacobina Maurer, na sede da Smed. O tema do encontro foi ‘A Construção da Identidade do Gaúcho’, com o palestrante, professor Luciano Ricardo Fleck.

O tema é trabalhado também nos Cursos de Formação Tradicionalista – CFOR e no curso de Implementação da Cultura Gaúcha nos Currículos Escolares, promovido pela FAMURS, em parceria com o MTGRS e segundo o palestrante, tem o objetivo de promover o debate e o pensamento crítico. “A temática tem o objetivo de provocar os professores a pensar sobre a construção de nossa identidade, agregando um olhar para a diversidade étnica nessa construção e a importância dos valores advindos desse processo na sociedade atual”, destaca Luciano.

“A construção da identidade do Gaúcho relaciona todas as principais etnias (indígenas, africana e europeia) e é de suma importância esse conhecimento para os alunos e professores”, comenta a supervisora pedagógica da Secretaria de Educação, Letícia Luana Kern.

O objetivo do projeto Caminhos Pedagógicos: Diversidade Étnico-racial e Cultural é proporcionar para professores das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental formações que possam trazer novos conhecimentos, recursos e metodologias para o desenvolvimento da temática da diversidade em sala de aula.

Por Marina Staudt / Prefeitura de Sapiranga