Encontro cobra do Estado novos policiais civis para Sapiranga

Sapiranga – Com um número reduzido de servidores civis lotados na Delegacia da Polícia Civil, desde a metade de 2016 não é possível registrar ocorrências em Sapiranga após às 18 horas. O encerramento do plantão, medida drástica tomada à época, foi necessária pela escassez de policiais civis disponíveis para os turnos de plantão na Delegacia.

A única forma de retomar o plantão é a Secretaria de Segurança Pública (SSP) nomear novos servidores e destiná-los para as DPs com o quadro de funcionários mais reduzido. Esta sinalização, aliás, informalmente, foi admitida pelo atual chefe da Polícia Civil, Emerson Wendt, ao delegado da DP de Sapiranga, Fernando Pires Branco.

Nesta semana, vereadores de Araricá e Nova Hartz (que possuem como referência para registro de ocorrências a DP sapiranguense) e lideranças de Sapiranga agendaram um encontro com a SSP, em Porto Alegre, onde foram recebidos pelo assessor parlamentar do gabinete da SSP, Felipe Pirez. “O assessor nos disse que há 1.200 policiais civis em curso e devem se juntar ao efetivo em breve”, avalia o vereador sapiranguense Adriano Oliveira (Progressistas). “Ao nos dirigirmos até o governo do Estado, contribuímos com a segurança da nossa região”, comenta Oseias Garcia (PSDB), de Araricá.

Consepro valoriza cobrança

O presidente do Consepro de Sapiranga, Flávio Barth, confirma que diversas lideranças vislumbram a solução. “O que a gente busca sempre é a contribuição e tentar fazer com que a coisa ande para que tenhamos mais segurança na cidade, tentando juntar todos os mecanismos de segurança que temos, Polícia Civil, Brigada, Corpo de Bombeiros”, destaca. O vice-presidente do Consepro, Borys Sommer Zabolotsky, avalia que todo o esforço para qualificar a estrutura da segurança pública em Sapiranga é bem-vinda. “Todo o esforço é válido para buscar mais efetivo para cá. O Consepro está sempre em contato com o delegado regional, Rosalino Seara, que nos avisou dos 1.200 servidores em formação e busca destinar novos servidores para a Polícia Civil de Sapiranga”, cita Borys.