Enchente força transferência de pacientes da UPA de Sapiranga e causa transtornos na região

POR JAURI BELMONTE

 

REGIÃO – As cheias de rios e arroios, por conta da chuva excessiva que atinge o leste do Rio Grande do Sul, comprometem serviços essenciais nos vales do Sinos e Paranhana. Desde a tarde de quinta-feira (15), vários pontos próximos a córregos, arroios e rios são atingidos com enchentes, ficando intransitáveis. Meteorologistas já haviam lançado um prognóstico estimando que, dentre as consequências do fenômeno, além de ventos fortes.

Sapiranga – na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, localizada na Av. Mauá, no Centro, o transbordamento do Arroio Sapiranga comprometeu o funcionamento da unidade. Pacientes tiveram de ser removidos, de barco, para o Hospital Sapiranga por conta da água que invadiu o local. A prefeita Carina Nath, ainda na madrugada desta sexta-feira (16), fez um pronunciamento com relação informando as ações conjuntas com o Corpo de Bombeiros. “Precisamos que as pessoas que precisam usar a UPA, em questões de urgência e emergência, se dirijam ao Hospital. As demais podem se dirigir ao posto do Centro ou ao posto mais próximo da sua casa”, disse a prefeita.

A Emef Oscar Felix da Silva está com as aulas suspensas hoje, em função da obstrução de acesso dos alunos e funcionários. Assim que a água baixar a direção abrirá a escola e servirá alimentação para alunos e comunidade. As escolas Balduíno Wasem e 25 de Julho também não terão aulas.

Donativos como roupas, cobertores e alimentos para as pessoas atingidas estão sendo recolhidos na Assistência Social, e no ginásio da Emef Dr. Décio Gomes Pereira, onde está acontecendo o atendimento de desabrigados.

 

Campo Bom – a Estrada Campo Bom, que liga os municípios de Dois Irmãos e Campo Bom, está interditada em razão de deslizamentos na rodovia. Mesmo assim, alguns motoristas estão passando. A cidade também registra pontos de alagamentos e ruas interditadas em virtude da queda de árvores. Na Avenida Presidente Vargas, o excesso de chuva causou erosão e o muro da empresa Intexco caiu. Na manhã desta sexta-feira, o prefeito Luciano Orsi também se pronunciou . “Estamos organizando uma força-tarefa para atender os mais afetados e contamos com a compreensão e apoio de toda a comunidade neste momento de apreensão que requer muita empatia e ajuda mútua”, observa o prefeito.

Ainda em Campo Bom, escolas estão abertas, mas a Secretaria de Educação orienta às famílias que, se possível, deixem as crianças em casa. Por problemas no sistema elétrico, as UBSs Porto Blos e Aurora não estão atendendo nesta sexta-feira. Os jogos finais do Futsal Série Prata, previstos para esta sexta-feira à noite, e do Municipal de Futebol, domingo (18), foram cancelados.

No município, o Ginásio Municipal recebe os desabrigados.

Nova Hartz – na noite de quinta-feira, o Arroio Grande, na Avenida Irmãos Hartz já apresentava cheia e atingia a via pública. O volume excessivo também comprometeu os bairros Olaria e Campo Vicente, e causou enchente do Arroio Frivale, próximo à RS-239.

 

Telefones úteis:
193 – Bombeiros
190 – Brigada Militar
199 – Defesa Civil