Encerrado prazo para biometria e milhares de eleitores deixam de fazer o procedimento, em Sapiranga

Quem deixou para última hora não escapou das filas. Fotos: Fábio Radke.

Sapiranga – O prazo para recadastramento biométrico encerrou quarta-feira (11) da semana passada, para eleitores de Sapiranga e de outros 21 municípios gaúchos. Quem não conseguiu se apresentar à Justiça Eleitoral ao longo do período determinado de um ano para o procedimento ou marcar seu agendamento para os próximos dias, não poderá votar nas eleições municipais de 2020 e terá o título de eleitor cancelado.

Nos últimos dias antes do prazo, entre a sexta-feira até quarta-feira, era comum observar pela manhã longas filas de eleitores em busca de agendamento nos horários diferenciados ou no último mutirão ao final de semana. Em regime de plantão nos dias 07 e 08 de março (final de semana), o horário foi das 9h às 15h. Os eleitores foram atendidos conforme ordem de chegada, respeitadas as preferências legais.

Não houve agendamento prévio para esses dois dias. “Foram 160 fichas no sábado e outras 160 no domingo”, afirmou o chefe do Cartório de Sapiranga, Carlos Machado. Nos demais dias, 9, 10 e 11 de março, o horário de atendimento foi estendido das 9h às 19h. O eleitor compareceu cedo nesses dias ao Cartório Eleitoral. “Levei em torno de uma hora e meia na fila. ”, disse a industriária, Tânia Kalb, 46 anos, moradora do bairro Amaral Ribeiro. Assim como Sapiranga, as cidades de Camaquã, Canela, Canguçu, Capão da Canoa, Carazinho, Cruz Alta, Dom Pedrito, Esteio, Erechim, Guaíba, Ijuí, Itaqui, Lajeado, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Vitória do Palmar, Santiago, Santo Ângelo, São Borja, São Gabriel e Torres, tinham a quarta-feira (11) como prazo final.

Consulta em site evitou ida para a fila

A partir de consulta ao site do Tribunal Regional Eleitoral (www.tre-rs.jus.br e nos links: Serviços ao Eleitor – Título Eleitoral) alguns eleitores escaparam do transtorno de filas nesses últimos dias. Isso tudo, porque a partir de um convênio firmado pelo Tribunal Superior Eleitoral em 2017, vários dados foram importados e atualizados no sistema e com isso o eleitor pode estar com a biometria atualizada dispensando o cadastramento biométrico. Quem preencheu os seus dados e aparecendo a mensagem “Você está dispensado do comparecimento” ou “Já compareceu à revisão”, não precisou ir ou retornar ao Cartório.