Encerra nesta quarta-feira, 6, prazo para regularizar o título eleitoral

País – Esta quarta-feira, 6, é o último dia para o eleitor regularizar a situação do seu título eleitoral e poder votar nas Eleições Municipais de 2020. A ação é para aqueles que desejam fazer seu primeiro título, mudar o município de voto, alterar dados pessoais, alterar o local de votação – com justificada necessidade de facilitação de mobilidade – e solicitar a revisão para a regularização de inscrição cancelada. Não será mais necessário, para o pleito deste ano, a realização da biometria, já que o cadastramento biométrico e serviços presenciais estão suspensos por conta da pandemia de Covid-19.

A regularização  deve ser realizada através do portal da Justiça Eleitoral, disponível neste link:  Atendimento Cartórios, e que também conta com orientações para os procedimentos de forma remota.

“Nessa página, o eleitor terá todas as informações de como proceder caso a caso. A pandemia impossibilitou que os serviços fossem realizados presencialmente. No entanto, tendo em vista a proximidade do prazo de fechamento do cadastro eleitoral, o TSE agiu para oferecer um atendimento remoto descomplicado, sempre com o objetivo de garantir a participação do eleitor no pleito e preservar a democracia”, afirma a assessora-chefe da Assessoria de Comunicação do TSE, Ana Cristina Rosa.

Suspensão de títulos cancelados

Em razão da pandemia, o TSE suspendeu temporariamente o cancelamento de títulos de cerca de 2,5 milhões de eleitores que não compareceram ao cadastro biométrico obrigatório. Com isso, esse eleitorado estará apto a votar normalmente nas Eleições Municipais de 2020.

O chefe do Cartório Eleitoral de Sapiranga, Carlos Ferreira Machado, reforça que aqueles que não conseguiram realizar a biometria dentro do prazo, que era até 11 de março no município, não terão mais seus títulos cancelados, mas que aqueles que realizaram o cadastro, já estarão aptos a serem identificados desta forma nas eleições deste ano.